Notícias 31 de maio de 2023

Maio Amarelo: ações do Detranzinho levam informação e conscientização para crianças

Durante o mês de maio, a Cidade Escola de Trânsito (Detranzinho), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), desenvolveu diversas atividades lúdicas pedagógicas com os estudantes das escolas. O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância de um trânsito seguro e responsável, priorizando a preservação da vida, que é o bem mais precioso.

Segundo a coordenadora do Detranzinho, professora Edna Maria de Souza, foram atendidos 1.064 estudantes, 94 professores e 13 escolas da rede pública e privada durante o mês de maio. “Essas iniciativas têm como objetivo melhorar a compreensão das crianças sobre as normas de trânsito e promover a adoção de comportamentos responsáveis desde cedo, visando um futuro com menos sinistros e mais segurança para todos”, explica a coordenadora.

O professor Joaquim Estevão da Silva, do 5º ano, da Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto, conta que os seus alunos aguardavam ansiosos pela visita à Cidade Escola. Eles trabalharam o tema trânsito na escola em várias disciplinas e apresentaram trabalhos. “Eles vieram ansiosíssimos e estão muito felizes, gostam muito de vir aqui porque aprendem muito. As atividades práticas que eles participam aqui são ótimas”, disse o professor Joaquim.

Isabelle Brites de Albuquerque de 11 anos

Isabelle Brites de Albuquerque, de 11 anos, confirma a ansiedade pela visita. A aluna disse que a visita é esperada por todos os colegas e que adora participar das atividades. “Minha atividade preferida é a do alfabeto humano do trânsito que fizemos ali naquela sala”, conta a jovem.

O aprendizado é estimulado em cada atividade da Cidades Escola, como o passeio de bike, caminhar pelas ruas e aprender a usar a faixa de segurança, entre outros. “Tem várias coisas que eu já sabia, mas é legal vivenciar e aprender aqui”, conta Isabelle, mostrando os dispositivos de segurança usados para crianças.

A cidade Escola de Trânsito (Detranzinho) atende crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) das Escolas da Rede Pública e Privada de Campo Grande, que estão pré-cadastradas.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Milena Benites

 


Compartilhe