Notícias 10 de março de 2023

Mês da mulher: pioneiras que abriram caminhos e ajudam a escrever a história do Detran em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul conta com 1.279.179 condutores habilitados. Se por um lado, os dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) indicam que desse universo, apenas 36% são mulheres, por outro lado, a classe feminina segue combatendo desigualdades, conquistando espaços e mostrando toda sua força em ambientes antes ocupados por homens na instituição que faz cumprir a Legislação de Trânsito no Estado.

Atualmente o quadro de servidores do Detran-MS é bem dividido, e conta com 833 pessoas, sendo 419 mulheres. Mas nem sempre foi assim, conta a servidora Marli Rodrigues Vieira Ritter, que dos 68 anos de vida, 47 são dedicados ao serviço público na autarquia.

“No começo era maioria homens, mas isso mudou e tem setores que a maioria é mulher”, analisa a servidora que acompanhou mudanças importantes como a divisão do Estado, e até a escolha do local que hoje abriga a sede do Detran na Capital. “O diretor era o Dr. Souza. Ele colocou a gente num ônibus e mostrou o Parque dos Poderes e aqui. Ele começou a construir, e o Dr. Sérgio terminou”.

Marli divide a sala com Sueli Márcia Costa, de 64 anos, que entrou no Detran em 1989, e também recorda com carinho da época e das transformações que ocorreram com o tempo. “Na época havia a opção do Parque dos Poderes ou aqui. Quando a gente mudou pra cá não tinha nada pra esses lados, nem a UEMS e acho que nem o bairro José Abrahão”, recorda.

Durante o bate papo, Sueli cita outro marco na história do Detran, que foi a abertura da creche do Detran, em 1991. “As minhas duas filhas vieram na creche. Uma delas hoje já é mãe, mora fora do Brasil, e foi da creche aqui. É maravilhoso para nós mulheres e mães. Eu fiquei com as duas minhas aí todo tempo e não tenho nenhuma reclamação”.

Outra mulher que fez história no Detran foi Claudete de Oliveira da Vera Cruz (in memoriam), que hoje dá nome ao CEI (Centro de Educação Infantil). Falecida em julho de 2018, vítima de um câncer, Claudete foi a primeira diretora da creche entre os anos de 1991 a 2007, tendo retornado ao cargo em 2017 até a data do seu falecimento.

Glaucimara Lopes Hova Schneider é uma das muitas pessoas que conviveram com ela, e lembra com muito carinho da dedicação da amiga para reabrir o CEI que ficou fechado um período por questões administrativas. “Era uma mulher fantástica, cheia de sonhos e que batalhou muito pela creche. Ela faleceu antes de de ver a reabertura do CEI, nas deixou esse legado que ultrapassa gerações”, afirma.

Embora mereçam homenagens todos os dias pelos inúmeros desafios que enfrentam para combater as diferenças de gênero que há décadas se fazem presentes, março é o mês que ressalta a importância delas na sociedade. Esses são alguns exemplos de mulheres que fizeram e fazem história. Que inspiram não só pela trajetória profissional, mas especialmente pelo legado que estão deixando para as futuras gerações.

É servidor do Detran-MS e tem algum fato que seja curioso, engraçado ou emocionante vivenciado no ambiente de trabalho, e que possa ser compartilhado com os colegas em datas comemorativas como essa? Envie seu relato para o e-mail ascoe@detran.ms.gov.br

Texto e foto: Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS 

Compartilhe