Notícias 23 de maio de 2018

Movimento Maio Amarelo ganha versão kids com jogo e concurso cultural

A violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública no Brasil. Esta afirmação é fruto de uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, apontando que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima no trânsito, enquanto a violência pública subtrai uma vida a cada 10 minutos. No ranking mundial, o país ocupa o quinto lugar em números de vítimas fatais da imprudência ao volante. Diante deste cenário preocupante, a ZOOM education for life se uniu ao Observatório para promover o Maio Amarelo Kids, uma iniciativa alinhada ao tema do Movimento Maio Amarelo 2018, “Nós somos o trânsito”, e dirigida ao público estudantil do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental e suas famílias.

A ZOOM desenvolveu o Maio Amarelo Kids propondo o aprendizado sobre os conhecimentos de trânsito por meio de um jogo lúdico e interativo, premiando os mais bem colocados na competição por meio de um concurso cultural. A ideia central da iniciativa é que os alunos participantes se tornem multiplicadores do aprendizado proposto pelo game. Assim, a ZOOM convoca escolas públicas e privadas de todo o país a participarem do Maio Amarelo Kids, convidando seus alunos a refletirem sobre a mobilidade urbana e por um trânsito mais seguro. Não há custo para as escolas, que podem inserir a atividade tanto no modelo extracurricular como dentro das aulas, em disciplinas como Geografia, Matemática, Artes, Português e Teatro, por exemplo.

Mesmo não sendo motoristas, as crianças participam ativamente do trânsito, como pedestres, passageiros, ciclistas ou skatistas. No entanto, normalmente, somente aos 18 anos é que começam a ser educadas para o trânsito, para a carteira de habilitação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito são a segunda principal causa da morte de crianças e adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos.

• Como participar

Para participar do Maio Amarelo Kids é muito simples. Educadores ou responsáveis de escolas públicas ou privadas de todo o país devem realizar o cadastro da instituição de ensino pelo site www.maioamarelokids.org.br. A escola adquire pontos com a pontuação de cada aluno participante e ao desenvolverem ações de educação para o trânsito para os alunos e comunidade do entorno. Para jogar, os alunos e seus familiares precisam baixar gratuitamente por meio de tablets e smartphones Android e IOS o App Maio Amarelo Kids, disponível nas lojas da App Store e Google Play.

• Jogo e concurso

O jogo traz um mapa de uma cidade e, a cada semana do mês de maio, apresenta novos desafios relacionados ao tema de mobilidade urbana para as crianças resolverem, promovendo a análise crítica de situações cotidianas em um ambiente lúdico e interativo. O aluno ganha pontos a cada desafio acertado, podendo aumentar a sua pontuação com outras ações relacionadas ao jogo, por exemplo, incentivando seus pais a assistirem animações  educativas sobre mobilidade urbana..

Além do ambiente de jogo proposto para a criança, a família tem um painel em que pode acompanhar seu desenvolvimento. “O projeto incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, visando promover uma conscientização e contribuir para uma sociedade mais saudável e gerações mais conscientes sobre o tema”, enfatiza Marcos Wesley.

Para aumentar o engajamento da criança, o App Maio Amarelo Kids permite que ela crie o seu avatar na plataforma, além de oferecer itens especiais do jogo para que ela personalize ambientes, como o seu próprio quarto. O concurso cultural será encerrado em 31 de maio de 2018. A ZOOM dividiu a estratégia de premiação por região para que haja vencedores em todo o Brasil. Em junho, serão divulgadas as crianças e escolas vencedoras, que serão premiadas, respectivamente, com conjuntos de minifigures LEGO Education e conjuntos educacionais LEGO Education, lembrando que as instituições de ensino precisam estar devidamente cadastradas no site Maio Amarelo Kids (www.maioamarelokids.org.br).

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária