Movimento Maio Amarelo terá ações na capital e no interior e encerramento nacional em Campo Grande

Durante o mês de maio, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizará várias atividades em alusão ao Movimento Maio Amarelo, mobilizando toda a sociedade e envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Junto aos órgãos ligados ao trânsito de MS, o Detran-MS vai promover ações em cidades do interior, como Bonito, Anaurilândia, Nova Andradina, Maracaju, entre outras. “O objetivo do Maio Amarelo é colocar em pauta o tema segurança viária, engajar as pessoas em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS e representante do movimento em Mato Grosso do Sul, Andrea Moringo.
Em Campo Grande, as ações educativas acontecem ao longo do mês em empresas, escolas, universidades e nas ruas, como a Corrida Maio Amarelo, que será realizada em parceria com os Correios, no dia 25 de maio no Parque dos Poderes.
O movimento Maio Amarelo abre suas ações em Campo Grande, na próxima segunda-feira (05/05), em evento na Praça Ary Coelho, no centro da cidade, com participação dos órgãos ligados ao GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande).
O encerramento nacional do movimento será realizado em Campo Grande, pela primeira vez. O estado de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e o OSNV (Observatório Nacional de Segurança Viária), por seu destaque nacional em ações educativas, inovação e digitalização de serviços à população promovidos pelo Detran-MS e pela total adesão de seus municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. “A municipalização do trânsito é fundamental para a segurança viária, para a redução de sinistros e, principalmente, para salvar vidas”, comentou a Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza.
A cerimônia de encerramento do Maio Amarelo acontecerá no dia 27 de maio, no Bioparque Pantanal e contará com a presença de autoridades de trânsito de todo o Brasil.
Ainda em Campo Grande, nos dias 28 e 29 de maio, acontece o Capacitran, e uma Ação Integrada entre os órgãos de fiscalização de trânsito na BR 163.
As inscrições para o Capacitran já estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://forms.office.com/r/62VLmS2WN5. Será um dia de oficinas, palestras, fóruns e mesas de discussão, todos voltados às áreas temáticas do PNATRANS.
Maio Amarelo 2025
O ONVS (Observatório Nacional de Segurança Viária), escolheu como tema da campanha oficial do Movimento Maio Amarelo 2025, Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana.
Segundo a ONSV, cada vez mais escutamos falar de "Mobilidade Humana" ao invés de "Mobilidade Urbana", considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente, por pessoas. "O movimento Maio Amarelo busca, todos os anos, promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, e em 2025, com o tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana" nos convida a refletir sobre como fazemos parte da mobilidade e como nossas ações impactam na vida de todos ao nosso redor", disse José Aurélio Ramalho, Presidente do Conselho Deliberativo do Observatório, Fundador do ONSV e do Movimento Maio Amarelo.
Nos últimos 11 anos, o Maio Amarelo se destacou pelo seu poder de amplitude, mobilizando a sociedade durante todo o mês de maio para unir forças em prol do objetivo comum de promover a conscientização e disseminar o conhecimento necessário para reduzir as lesões e mortes no trânsito.
Emmanuelly Castro, comunicação Detran-MS
Fotos: ONVS