Notícias 8 de março de 2024

Na semana da Mulher, crianças fazem imersão na história de mulheres que deixaram legado no CEI Detran

Não diferente das propostas executadas com as crianças do CEI Detran Claudete de Oliveira da Vera Cruz, a semana da mulher foi cheia de aprendizados sobre a trajetória e história de vida de grandes mulheres. Desde quarta-feira (6) os pequenos da turma V têm feito pesquisas e recebido visitas de personalidades que deixaram um legado para o Centro de Educação Infantil. 

No primeiro dia, a dinâmica “Uma Grande Mulher: Ordália Almeida Pelo Olhar das Crianças”, convidou a diretora do CEI, para contar um pouco da sua trajetória profissional. Além de responder perguntas feitas pelas crianças, a educadora contou sobre quando era da idade deles, da importância do respeito aos colegas de sala, da alimentação saudável, e da dedicação aos estudos. Ao final da vivência, as crianças maquiaram e encheram a diretora de acessórios, como óculos e colares. 

A presença de Manoel da Vera Cruz, no segundo dia, parecia um pouco fora de contexto, mas logo as crianças entenderam o motivo da presença dele ali em meio a tantas fotos e objetos que ele fez questão de trazer para que a vivência fosse mais completa. Manoel é esposo (viúvo) de Claudete de Oliveira da Vera Cruz, com quem ficou por 38 anos. Apesar da timidez e em meio a emoção conseguiu responder as perguntas das crianças. “A Claudete foi uma mulher fantástica. O pessoal gostava muito dela e respeitava muito ela”. 

A coordenadora pedagógica do CEI Detran, Ananda Anizelli, fez a abertura do momento com um breve resumo da história de Claudete. “Essa grande mulher homenageada pela turma cinco, nasceu em 1966, é filha da Sebastiana de Oliveira e Domingos José, e ela também é irmã da Cacilda e do Carlos. Além disso, foi esposa do Manoel da Vera Cruz, que está hoje aqui conosco. Claudete formou em pedagogia, pela FUCMAT especializou-se em educação infantil e também tornou-se assistente social. Essa grande mulher trabalhou no CEI Detran desde a sua fundação em 1991, primeiramente como estagiária, posteriormente como professora, mas também como diretora da instituição. Faleceu em 2018, deixando um legado de sua luta e perseverança pela educação infantil”, resumiu. 

Quem também esteve neste dia, foi Edna Maria de Souza, Diretora do Detranzinho, que além de trabalhar com Claudete na época, também foram muito amigas. “A Claudete não teve filhos, mas considerava todas as crianças do CEI como filhos do coração. Ela era uma mãezona. Não é mesmo, Manoel?”, explicou a amiga. Ao final da vivência, Manoel foi presenteado com desenhos feitos pelas crianças, especialmente para a homenagem. 

Já nesta sexta-feira, a proposta foi encerrada com a história de duas grandes mulheres da literatura infantil: Cecília Meireles e Ruth Rocha. O encerramento contou com apresentação do Ateliê de Música do CEI Detran, entoando canções para homenagear as mulheres.  

Ao final dos três dias de imersão em homenagem a grandes mulheres, as educadoras contaram que os meninos questionaram porque não tinha o dia dos meninos, mas foi a oportunidade para explicar de maneira lúdica, o motivo de existir um dia internacional da mulher. “Em assembleia, conversamos com as crianças sobre a importância da data, explicamos que muito antigamente as mulheres não podiam ir a escola, não podiam trabalhar e nem participar de eleições, sendo assim, elas lutaram muito para conseguir ter todos esses direitos iguais aos dos meninos”, explica uma das educadoras da turma. 

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

 


Compartilhe