Notícias 28 de março de 2018

Na volta às aulas, Detran realizou campanha de educação no trânsito e fiscalização

Campo Grande (MS) – Com a temática #dêoexemplo – Nós Somos o Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realizou no mês de março a Campanha de Volta às Aulas do primeiro semestre de 2018.

Neste ano a campanha além de promover a reflexão de alunos, professores, pais e mães para um comportamento seguro no trânsito, contou com a fiscalização realizada pelos agentes de trânsito do Detran-MS.

Os primeiros dias da ação foi direcionada aos pais. As orientações foram sobre o uso correto do cinto de segurança, travessia na faixa de pedestre, uso do celular, fone de ouvido, uso da cadeirinha e principalmente sobre parar em fila dupla.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Nogueira Rondom, as crianças são as multiplicadoras das boas atitudes e elas ficam cobrando uma postura correta dos pais. “Acreditamos que para transformar as atitudes erradas no trânsito é importante a participação, a conscientização de cada criança, adolescente, adulto e idoso. Os pais são os exemplos dos filhos, por isso nada melhor do que começar essa construção com abordagens nas portas das escolas”, avalia Marlene.

No segundo momento com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande (BpTran), os agentes de trânsito do órgão realizaram a fiscalização com a aplicação de multas para aqueles que infringiram a legislação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Foi a primeira vez que conduzimos uma campanha de volta às aulas neste molde, e consequentemente acreditamos que os resultados foram positivos. Principalmente no que diz respeito a parar em fila dupla”, ressalta Soraya de Araújo Almeida gestora de educação do Detran-MS.

A fiscalização foi realizada em cinco escolas da capital, sendo estas escolhidas através de dados estatísticos que apontavam problemas recorrentes no trânsito nestes locais.

Ao todo 114 pessoas foram autuadas por deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, e 6 condutores por transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais e estabelecidas no Código.

De acordo com o agente de fiscalização do órgão, Ivar Custódio da Silva, a campanha foi eficaz segundo os pais e professores. “Nós realizamos em duas etapas e na primeira estávamos orientando que na semana seguinte estaríamos com a fiscalização. Recebemos muitas reclamações da falta de infraestrutura das escolas quanto ao local de estacionamento, porém observamos que nos dias de fiscalização o bom sendo dos motoristas falou mais alto, pois o índice de fila dupla foi quase zero. Então o que nós queremos e esperamos é a conscientização dos nossos motoristas, reforça.