Em uma localização privilegiada, a Central de Exames Maria Solange Félix e Silvio Haddad entra em operação nesta quarta-feira (14). Inaugurada pelo governador Reinaldo Azambuja ao lado da agência Geraldo Garcia, no Pátio Central, em Campo Grande, a nova unidade passa a concentrar todo o atendimento de exames de aptidão física e mental, de perícia psicológica e de médico especial aos candidatos à primeira habilitação, renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mudança de categoria e reabilitação de condutores e permissionários.
Na prática, todos os exames, que até hoje eram feitos na sede do Detran, na saída para Rochedo, foram transferidos para a Central. “É um espaço muito mais amplo. Nesses tempos de pandemia dá mais conforto, segurança e tranquilidade a todos os usuários. Está mais próximo das pessoas e consegue praticamente dobrar o número de atendimentos”, explicou o governador Reinaldo Azambuja. São 761 metros quadrados no 3º andar do Pátio Central, abrigando nove salas de atendimento médico e seis para atendimento psicológico.
Reinaldo Azambuja contou que o diretor-presidente do Detran, Rudel Espíndola Trindade Junior, apresentou no ano passado a ideia de transferir os serviços para o centro de Campo Grande. A sugestão foi aprovada pelo próprio governador e pelo secretário Eduardo Riedel, que na época comandava a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica.
“O Detran estava com espaço restrito em relação ao volume de pessoas que buscam esse serviço e é fundamental que esteja centralizado, em um espaço de qualidade onde as pessoas tenham conforto, segurança para realizar exames médicos e psicológicos. O Detran ganha essa nova área, que é um serviço de qualidade sul-mato-grossense. Está de parabéns, o Detran. Ao passo que também aumenta o serviço digitalizado, ele consegue, presencialmente, oferecer conforto, velocidade e agilidade”, disse Eduardo Riedel.
O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo, avaliou que a população vai ter um atendimento melhor. “Esse é um espaço amplo, agregamos uma área grande, e isso vai ao encontro da necessidade da população. Essa é a função do governo: fazer uma melhor entrega para a população. Esse é o propósito do Detran, juntamente com o seu presidente e o governador Reinaldo Azambuja”.
Homenagens
Maria Solange acreditava que a psicologia poderia contribuir na disseminação de uma cultura de paz no trânsito, do respeito à cidadania e da solidariedade entre as pessoas. Ela atuou no Detran de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e foi diretora-científica da Associação Brasileira de Educadores de Trânsito. Solange também foi membro da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Silvio Haddad era membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Foi diretor-científico da Associação Brasileira de Perícias Médicas e Medicina Legal de Mato Grosso do Sul, diretor-presidente da Abramet-MS (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego de Mato Grosso do Sul) e diretor-técnico responsável pelo Centro de Atendimento Médico Pericial do Estado.
Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro