Destaque 22 de dezembro de 2020

Obras de sinalização viária do Detran-MS entram em fase final em Bonito e Maracaju

As obras de sinalização viária entram em fase final nos municípios de Maracaju e Bonito. A informação é da responsável pela Divisão de Engenharia, Manutenção e Infraestrutura do órgão, arquiteta Maria Moura. Segundo ela, a previsão é de que as obras cheguem ao fim nas demais cidades até o mês de março.

“Em janeiro nós finalizamos Maracaju e Bonito, onde a maior parte dos serviços já foram executados com a pintura de faixas de pedestres e a instalação de placas e semáforos, que tendem a melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos condutores com a redução no número de acidentes”, enfatizou.

Em Bonito estão sendo instaladas 74 placas de sinalização e a pintura de todas as vias pavimentadas do município. Em Maracaju, três conjuntos semafóricos foram instalados em cruzamentos importantes da região Central da cidade, além da sinalização horizontal.

Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 mi e serão empregados também nos municípios de Selvíria, Taquarussu, Laguna Caarapã, Jaraguari, Aquidauana e Angélica.

Maria Moura explica que os serviços devem contemplar as necessidades de cada localização. “Esse é apenas o início dos atendimentos. A meta da atual gestão é atender o maior número possível de municípios com a sinalização viária”, explicou.

“Quando falamos em sinalização horizontal e vertical estamos nos referindo à divisão de fluxos, faixas de pedestre, símbolos e legendas, além das placas de regulamentação e advertências”, explicou.

As próximas cidades a serem contempladas com as melhorias são Terenos, Alcinópolis, Amambai, Aparecida do Taboado, Caracol, Coxim e Itaporã. Para essas localidades os serviços ainda serão licitados com previsão de começar no início do próximo ano. Nestes municípios os investimentos serão da ordem de R$ 1,1 mi.

Anteriormente, o Detran-MS havia firmado um convênio para deixar essas obras por conta dos municípios. No entanto, quando assumiu no início do ano, o diretor-presidente, Rudel Trindade, resolveu que o próprio Departamento tomaria conta desta situação como forma de garantir a qualidade e o aprimoramento nas execuções dos serviços.

“Acredito que temos uma equipe tecnicamente forte e capacitada para assumir esses serviços. Com isso, podemos agilizar as benfeitorias e garantir um trânsito mais seguro para todos também nas cidades do interior do Estado”, afirmou.

Vivianne Nunes


Compartilhe