Para moradores, sinalização semafórica em Ribas do Rio Pardo representa progresso e proteção à vida
"É o progresso chegando né! Isso é muito bom para Ribas. Preservar vidas, que é o mais importante. Eu já presenciei muitos acidentes aqui nessa rotatória. Muitos mesmo! E agora vai diminuir, se Deus quiser. Tem gente que não gosta muito, mas o que são 2 minutos para salvar uma vida?”. A reflexão é de Sidney Pereira da Silva, que há 32 anos mora em Ribas do Rio Pardo, município em expansão desde o anúncio de instalação da maior fábrica de celulose do mundo no local.
A ativação de equipamentos de segurança de trânsito, mudou a rotina dos 25,3 mil moradores (IBGE) que ainda se acostumam com a nova sinalização. O município que não tinha nenhum semáforo, agora conta ao todo com 21 colunas em 5 pontos estratégicos, sendo 11 só no cruzamento da Avenida Aureliano M. Brandão com a BR 262 que corta a cidade.
“Pessoal não está acostumado com esse tipo de comportamento no trânsito, mas acredito que em breve todo mundo já se acostuma”, diz Reinaldo de Oliveira Mota, que nasceu e cresceu em Ribas, e há 5 anos trabalha no posto de combustíveis que fica em frente a rodovia.
O quesito segurança é unanimidade, tanto para quem nasceu em Ribas, quanto para quem veio de outros estados em busca de emprego. Do Amapá (AP), Tiago Alves Rodrigues disse que os semáforos vão “diminuir a velocidade dos carros e os acidentes”. Há 1 ano na cidade, Claudete Duarte veio do Pará (PA) e diz que “o povo não está acostumado. Mas melhorou bastante, e representa mais segurança”.
Gerente de Trânsito do município, Adir Jorge afirma que o mais difícil é a adaptação, e detalha a programação do tempo dos equipamentos instalados na rodovia. “O giro todo é de 1 minuto e 10 segundos. O planejamento menor é de 8 segundos. Nesse tempo passa tranquilamente 5 carros, nós já contamos. Se o primeiro da fila prestar atenção no semáforo, vai fluir normalmente. Agora, se um deles estiver mexendo no celular ou no rádio do carro, ele vai atrasar a saúde dos outros”.
Ele conta que um dia antes da ativação dos equipamentos, o local teve um acidente com morte. “Eu creio que de agora em diante não haverá mais. Só se cometer uma falha muito grande por parte do motorista ou o pedestre estiver muito distraído com outra coisa. Mas as condições de segurança são as melhores possíveis. Todo investimento que prioriza a vida é o melhor que se pode fazer”.
Em outro ponto da cidade que também recebeu semáforo, está instalada a vendinha de Lindinalva Maria da Silva dos Santos (foto no destaque), uma baiana que há 12 anos mora em Ribas. “Vai ficar mais organizado porque estava tendo muito acidente. Muitos acidentes mesmo! E agora com o farol as pessoas vão aprender que tem que respeitar”, afirma.
Do outro lado da rua, fica a padaria da família de Jaqueline Pereira Mardegan, que destaca a segurança para os estudantes da escola e também das pessoas que precisam ir ao posto de saúde, a poucos metros dali. “Tem pessoas que ainda não respeitam. Mas é tudo questão de se adaptar. Pelo menos aqui melhorou bastante, principalmente em questão das crianças saindo da escola para atravessar a rua e tudo, já ajudou muito, acho que 100%”, avalia.
O diretor-presidente do Detran-MS Rudel Trindade celebra a melhoria na infraestrutura urbana em mais um dos 79 municípios sul-mato-grossenses. “Nós temos um compromisso firme e justo, pois nossas cidades estão crescendo demais. Precisamos e vamos investir muito em sinalização, de modo a preservar vidas”.
Investimentos
A sinalização semafórica em Ribas do Rio Pardo é um investimento do Governo do Estado por meio do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Prefeitura.
De acordo com a Divisão de Engenharia, Manutenção e Infraestrutura do Detran-MS, também está prevista a implantação de oito (08) travessias elevadas para pedestres, além de sinalização horizontal e vertical da Avenida Aureliano Moura Brandão. Os investimentos somam R$ 1,6 milhão.
Os dispositivos de segurança atendem principalmente a reivindicação da população rio-pardense que viu o número de moradores aumentar consideravelmente nos últimos 2 anos, e consequentemente, os acidentes de trânsito.
As vias que receberam equipamentos semafóricos são: Avenida Aureliano M. Brandão com a BR 262; Avenida Senador Filinto Muller e Avenida Nelson Lyrio; Rua Domingos Gonçalves Gomes com a Rua Delminda Coelho; Rua Hamilton Fontoura com a Avenida Aureliano M. Brandão; e Avenida Aureliano Moura Brandão com a Avenida Jesuíno Alvares de Barros.
Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued