Notícias 5 de dezembro de 2024

População agradece Detran-MS por levar serviços ao Distrito de Anhanduí

Moradores de Anhanduí, aproveitaram a quinta-feira (5) para colocar em dia a documentação de veículos e CNH (Carteira Nacional de Habilitação), no Detran Mais Perto, realizado na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira. A iniciativa recebeu avaliação positiva das pessoas que moram no distrito e buscaram algum tipo de serviço. 

Com bebê de 6 meses no carrinho ao lado, Géssica Bruna, falou da dificuldade para viajar com criança pequena, e elogiou a ação que facilitou a renovação da sua CNH de categoria B que venceria no final do mês. “Esse mês eu realmente precisava ir lá (Campo Grande) para renovar, mas quando vi a notícia de que o Detran estaria aqui eu achei maravilhoso, porque com criança pequena, pegar estrada, viajar é mais difícil né? Estando aqui foi mais prático. Muito bom o Detran ter vindo”. 

Senhor Reinaldo comentou dos riscos de pegar a estrada

Quem também antecipou a renovação da CNH foi Reinaldo Alaman Bossani, de 78 anos, que mora há dez no local, e comentou os riscos de pegar a estrada. “Essa é uma coisa muito boa que o Governo faz pela gente. Melhor para quem mora aqui, menos despesa de pagar pedágio, pagar gasolina, você vai de carro e ainda corre o risco de pegar estrada e sofrer acidente. Então é muito bom”, afirmou o aposentado que também renovou a habilitação. 

Entre os atendimentos realizados, o de John Costa Santos, morador de Campo Grande que presta serviço em Anhanduí, que aprendeu a usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para pagar multa com desconto. “Aproveitei o momento para resolver umas multinhas. Ela (servidora) resolveu minha vida, me ensinou a usar o aplicativo e conseguir um um bom desconto. Agora é não cometer mais infrações e vida que segue”. 

A distância do distrito até Campo Grande, fez Eliane Cavalcante, que mora a quase 30 anos em Anhanduí, reivindicar mais serviços. “Amei. Nossa, muita gente precisa disso aqui. Nós precisamos muito, porque tudo é Campo Grande. Foi muito bom. Vocês tem que vir várias vezes, no começo do ano, na metade do ano e no final do ano. Muitas pessoas não têm condições de ir lá (Campo Grande). Muitas pessoas não têm orientação. Se você tem pelo menos a orientação, já vai mais calmo, porque sabe os caminhos”. 

Júlio Aníbal, diretor da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira

A Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, atende 500 alunos nos dois períodos, e cedeu o espaço para o Detran realizar a ação pensando em quem não consegue se deslocar até a Capital. “Para nós foi bom, pois nós pensamos na comunidade. Uma forma da comunidade vir aqui, evitar ir para Campo Grande para regularizar, é uma oportunidade ímpar de estar aproveitando esse momento que o Detran está levando os serviços para os distritos. Muito interessante”, destacou Júlio Aníbal Gonzalez Benites, diretor da instituição, que também aproveitou para fazer uma vistoria e efetivar a transferência de um veículo. 

Das 8h às 16h, foram realizados diversos atendimentos de regularização de débitos para deixar em dia a documentação do veículo, vistoria para transferência, captura de imagem e exame médico para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias A e B. 

Detran Mais Perto

Um dos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel é a inclusão, e o Detran Mais Perto atua no sentido de levar os serviços para mais perto das pessoas. Neste caso, para comunidades cuja localização fique a mais de 50 km das agências do Detran-MS. 

A primeira ação foi realizada no mês de setembro no Distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, e a segunda no Distrito de Nova Casa Verde em Nova Andradina no mês de novembro. A ação realizada em Anhanduí é a terceira e ultima do ano de 2024. Juntas, as três ações alcançaram cerca de 400 pessoas. 

Ação Educativa 

Além dos serviços do Detran-MS, servidores da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) estiveram na escola passando de sala em sala para dialogar com os alunos sobre segurança no trânsito. 

“Nosso papel é falar com os alunos sobre trânsito seguro. Passamos de sala em sala. Falando com eles da importância da segurança que eles precisam ter esse entendimento, estão num Distrito onde tem rodovia e onde eles precisam estar atentos a legislação do trânsito e a segurança”, disse a professora Fátima Ardaia da Agetran. 

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: Mireli Obando (capa) e Rachid Waqued


Compartilhe