Notícias 6 de maio de 2024

PRF abre curso para Agentes do Detran-MS com teoria e prática sobre sinistros e fiscalização internacional

A fiscalização internacional de veículos e condutores, e os sinistros de trânsito foram os primeiros temas do cronograma de Atualização de Agentes da Autoridade de Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciado nesta segunda-feira (06). 

Ministrado pelos instrutores da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Luís Alberto Sakai e Antonio Gilson Soares Santana na disciplina de Operação e Fiscalização de Trânsito, um dos conteúdos apresentou tratou da aplicabilidade da legislação nacional e internacional como instrumentos de fiscalização, enquanto o outro, tratou da classificação de sinistros na teoria e na prática. 

“A nossa palestra é para dar principalmente ferramentas para que vocês entendam como é a fiscalização internacional, e a partir daí tenham essa base. Nunca esqueçam que vocês representam a soberania do Estado Brasileiro”, afirmou o inspetor da PRF, Sakai. 

Já o inspetor da PRF, Santana, palestrou sobre a fiscalização de veículos de pequeno porte e sinistros. “Houve uma mudança  recente no CTB, no final de 2023, em que deixamos de chamar acidentes, que remetem a uma coisa aleatória, para sinistros, trazendo uma questão de responsabilidade sobre o acontecimento dessas tragédias nas rodovias”. 

No conteúdo teórico sobre os sinistros foram elencados temas relacionados ao registro, posicionamento de viatura, posicionamento de sinalização através de cones, a segurança do agente, a segurança do local onde ocorreu o acidente, para que possíveis vítimas possam também ter uma segurança de não ocorrer outro acidente. 

Na avaliação do Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, essa atualização será muito produtiva para os agentes. “O agente da autoridade de trânsito tem o dever de, num sinistro de trânsito, classificar o veículo, se os danos que foram ocorridos em decorrência do acidente, teve pequena, média ou grande monta. Isso tem uma importância muito grande para a segurança viária, tendo em vista que os danos ocasionados ao veículo podem ser recuperados ou não”, explica. 

Ao todo o cronograma prevê 80 horas de curso com conteúdos relacionados a Abuso de Autoridade, Recursos e Provimentos da Jari, Atualização do CTB para PCDs, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e Alteração de Característica. O curso está previsto para terminar na próxima terça-feira (14).  

Atualizações de servidores

O curso de Atualização para Agentes da Autoridade de Trânsito faz parte de uma proposta da Escola Pública de Trânsito (EPT), voltada a formação dos servidores com o objetivo de melhoria contínua da qualidade dos serviços ofertados ao cidadão. 

A proposta é que outros temas sejam trabalhados ao longo do ano, explica o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Emerson Tiogo. “Nossa proposta de formação continuada pretende oferecer cursos que proporcione condições ao servidor, de prestar um serviço de qualidade ao usuário”, afirma.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: GPAV e Rachid Waqued 


Compartilhe