Notícias 28 de junho de 2023

Programa Tá Na Rua desta quarta-feira mostra a vida de caminhoneiros

“Eu gosto muito de viver na estrada e todo dia é dia de aprendizagem”. Esse é o relato do caminhoneiro Valdir Raspini, um dos entrevistados do programa Tá na Rua, da TV Educativa, que vai ao ar nesta quarta-feira (28). O tema dessa conversa, que acabou em cafézinho feito na hora, é da repórter Nádia Nicolau.

Em conversa com a repórter, Valdir falou sobre as diversas situações como paisagens, locais diferentes, estradas, horas boas, horas ruins, amigos diferentes todos os dias. O difícil, segundo ele, é “driblar a solidão e a saudade da família”.

“Para não passar aperto”, o caminhão recebe toda uma preparação para abrigar o motorista, que passa longos dias fora de casa. É a famosa boléia do caminhão. E na boléia do Valdir tem cama, espaço para as bagagens e local adequado para o preparo das refeições, uma forma de compensar as longas horas dedicadas ao volante.

Caminhoneiro experiente, ele lembra que não tem como não falar dos perigos da estrada, as surpresas e os riscos que passa quem vive viajando. Ele mesmo já passou por acidente, assalto e chegou a ficar na mira de arma de fogo enquanto via seu caminhão ser levado em uma situação de violência.

O caminhoneiro Valdir Raspini trouxe um pouco da rotina na estrada

“É preciso ter muito cuidado e muita compreensão na estrada, tem muita gente que por uma coisinha de nada quer atropelar o outro, tirar vantagem, espero que todos sejam muito conscientes. Os acidentes seriam muito menores nas estradas”, finalizou.

Benfeitorias

Até dezembro deste ano o sistema de liberação automática de veículos de carga em trânsito deve ser implementado em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, um dos objetivos é facilitar o tráfego nas estradas.

Segundo o coordenador da Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Estado de Fazenda, Rubens Soares de França, “nós temos como ter a rastreabilidade desses veículos e apurar quando passa num posto fiscal, através de equipamentos de câmeras e leituras de placas e painéis que indicarão ao motorista a necessidade dele parar ou não”, explicou França.

Segundo ele, a nova ferramenta, inédita no país, promete mudar positivamente o transporte de cargas ao dispensar a parada em postos fiscais dos veículos que estejam com cargas regulares, sendo o controle realizado com base em documentos eletrônicos e câmeras de monitoramento.

“A ideia é mudar o conceito do sistema convencional utilizado atualmente. Tínhamos o modelo tradicional e dependíamos, para fim de fiscalização tributária, da parada de cem por cento dos veículos de carga nos postos fiscais. Nós entramos em um novo conceito de maior seletividade, até para melhorar a assertividade do nosso trabalho, onde praticamente 80% dos veículos que transitam pelas rodovias não mais terão necessidade de parar nos postos fiscais”, explicou.

Para o caminhoneiro José Carlos, um bom tempo de viagem será reduzido. “Agiliza e muito”, afirmou.  Outro caminhoneiro ouvido durante a reportagem, Ailton Almeida completa que “é bom que não precisa parar e não atrasa o almoço, a janta e nem a dormida, ainda mais a chegada em casa”.

Esse e outros assuntos fazem parte do programa Tá Na Rua desta semana que vai ao ar às quartas-feiras a partir das 21h30 com reprise no sábado às 13h15. O programa tem apresentação da jornalista Priscila Trauer e da bolsista Mari Santana.

A produção é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-MS), a a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Cultura (Fapec) e a Rede Educativa de Rádio e Televisão.

TV Educativa - FERTEL

Fotos: FERTEL