Notícias 10 de maio de 2023

Rudel Trindade agradece deputados pela agilidade nas discussões do projeto que cria o “Voucher Transportador”

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta quarta-feira (10) o relatório do projeto do Governo do Estado que institui o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus, o “Voucher Transportador”. É o primeiro passo para a votação da matéria, que prevê a qualificação de mil condutores para obterem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias D e E.

Ao fazer a visita institucional agendada desde a semana passada ao presidente da Assembleia Legislativa (Alems), deputado Gerson Claro, na tarde desta quarta-feira, o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, agradeceu o empenho dos deputados na discussão do projeto. “Temos que agradecer e parabenizar os deputados pela agilidade nas discussões, pela visão da importância dessa medida para o crescimento, a prosperidade do Estado”, afirmou Rudel.

O Detran-MS participa desse programa denominado “Voucher Transportador”, isentando os beneficiários das taxas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que representa cerca de R$ 4,5 milhões no total, já que conseguir a carteira nas categorias “D” e “E” o custo chega a R$ 4,5 mil.

O “Voucher Transportador” vai atender moradores nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.

Caberá a Semadesc arcar com todos os custos dos cursos realizados pelo Senat com os motoristas. Já o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar estes beneficiados das taxas referentes a habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.

O Governo do Estado vai publicar um decreto com os critérios para seleção dos motoristas.

Batalhão de Trânsito

A visita ao Legislativo faz parte da programação de trabalho adotada pelo diretor-presidente do Detran-MS de fortalecer a integração com outras instituições para assegurar um trânsito mais seguro aos sul-mato-grossenses. Pela manhã, Rudel Trindade e o diretor-adjunto da autarquia, Juvenal Neto, foram ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), onde foram recebidos pelo comandante da unidade, o coronel Élcio Almeida.

Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS e o comandante do BPMTran, coronel Elcio

“A Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito, tem sido parceira do Detran nas ações para educação e conscientização dos condutores sobre o comportamento correto no nosso trânsito e também nas operações realizadas junto com o nosso setor de fiscalização”, afirmou Rudel Trindade.

“Temos um objetivo em comum, então temos que estar sempre unidos, trabalhando juntos para que as pessoas saibam que estamos trabalhando pela segurança delas no trânsito”, pontuou o comandante do BPMTran.

Rudel Trindade em visita ao superintendente da PRF, João Paulo Pinheiro Bueno (Foto: Divulgação PRF)

Com o mesmo objetivo, na semana passada Rudel Trindade visitou o superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal), João Paulo Pinheiro Bueno. Também participaram da reunião os policiais rodoviários federais Mauricio de Castro Ferreira, o Superintendente-Executivo, Vinicius de Oliveira Figueiredo, o Chefe do Serviço de Operações e o Chefe do Grupo de Educação de Trânsito e Cidadania, Matheus Alexandre Guedes de Campos.

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação – Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued