Notícias 31 de março de 2023

Sexta do Cardápio é vivência que contribui para formação social das crianças no CEI Detran

A rotina das crianças do CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz é feita de experiências de aprendizagem. Toda sexta-feira, ao sentarem-se à mesa para as refeições oferecidas no local, elas terão mais uma vivência para compartilhar com a família em casa.

A sexta do cardápio foi instituída pela equipe pedagógica, visando oportunizar que os pequenos possam manusear o cardápio e fazer suas próprias escolhas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Coordenadora pedagógica do CEI Detran, Ananda Anzielli interage com as crianças

“O trabalho que realizamos no CEI é voltado para a formação social das crianças, de tal maneira que seja referência para suas vidas cotidianas”, explica a diretora pedagógica Ordália Alves de Almeida.

A sugestão aos pais é que ao frequentarem restaurantes ou ambientes que possuam cardápio, que a família possa estimular e dar voz à criança no processo de escolha. “É muito importante que trabalhemos de forma articulada. Desejamos formar as crianças para a vida”, explica.

Momentos do café da manhã

Independente da sexta do cardápio, as refeições em dias comuns no CEI são servidas à mesa de modo a estreitar os laços afetivos com os coleguinhas e consequentemente fazer o mesmo em casa.

A coordenadora pedagógica do CEI Detran, Ananda Anizelli destaca a criação de memórias afetivas. "A gente entende que a mesa é um lugar de partilha onde as crianças conversam, trocam experiências. Temos até relatos de famílias que tinham outras práticas e a gente encorajou, disse que é importante. Pois é o momento de olhar no olho, onde você conversa e realmente aumenta o vínculo".

Outro ponto que merece destaque é a participação do CEI na introdução alimentar das crianças. A nutricionista, Gabriely Ortiz, cita o exemplo da atividade da feijoada, em que no momento do preparo os pequenos foram até a cozinha e puderam tatear alguns ingredientes do preparo.

"Sempre fazemos esse trabalho, para eles conhecerem e despertar a vontade neles de comer, porque tem coisas que eles nunca comeram né? Então a experiência é uma oportunidade de eles experimentarem tudo aquilo que ele viu na hora do estudo. E nós temos muita aceitação nesses cardápios diferenciados. Temos muitos relatos de pais que o filho passou a comer determinado alimento a partir da atividade na escola".

Momento de descoberta e escolha

No momento do café, os pequenos de 4 anos já se divertiam com a escolha do que iriam almoçar. "Arroz e feijão", diz Izabella. Cheio de personalidade, Theo afirma que prefere macarrão, e que não gosta de carne moída.

Da turma 5, Clara achou muito divertida a ideia do cardápio na escola e elegeu bolo de fubá e chá mate para o seu café da manhã.

As atividades minuciosamente planejadas pela equipe pedagógica do CEI Detran, buscam promover autonomia, protagonismo e independência das crianças. A iniciativa é fruto de um trabalho integrado da equipe pedagógica, da equipe responsável pelo preparo de alimentos, e da nutricionista.

Confira abaixo fotos e vídeo que mostra a reação de algumas crianças.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

 


Compartilhe