Notícias 6 de outubro de 2023

Simulação de acidente gravíssimo na BR-163 tem participação de instituições de trânsito e resgate

Com a participação de instituições de trânsito e resgate, aconteceu nesta sexta-feira (6) a 9ª Simulação de Acidentes Perigosos e Múltiplas Vítimas na BR-163. O sinistro simulado envolveu uma carreta tanque transportando diesel, uma van e outros três veículos de passeio.

O cenário foi o seguinte: uma ultrapassagem proibida da van, com 8 pessoas dentro, todas sem cinto. Dois carros atingidos, uma criança na cadeirinha que não estava presa com cinto de segurança e um tanque de um caminhão caindo em cima de um carro e pega fogo.

O simulado montado pela CCR MSVia mobilizou agentes de resgate e trânsito para que, em conjunto, pudessem socorrer as vítimas e verificar o que aconteceu no local. No total foram 15 “vítimas” e duas pessoas “morreram” incluindo um bebê de 6 meses. Os atores eram alunos de enfermagem da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados).

Representando o Detran-MS na ação, o agente de Trânsito, Fernando Malheiros, afirmou que esse tipo de evento serva para corrigir problemas e principalmente integrar as instituições. “Os exercícios servem para corrigir os erros e os defeitos e mostrar a integração entre as instituições. Quando se tem apenas uma instituição trabalhando, ela já sabe como se portar, onde ir e o que fazer, quando você junta várias, se não houver treinamento o atendimento à população fica prejudicado e essa simulação auxilia exatamente nessa integração”.

Arrison Szesz, gerente de Operações da CCR MSVia, contou qual a ideia da simulação e o motivo do treinamento constante. “Um evento dessa complexidade não participamos sozinhos, são 22 órgãos que estão participando entre eles: PRF, Detran-MS, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar entre outros. São vários acionamentos ao mesmo tempo desses órgãos onde cada um tem uma posição separada na ocorrência e se não tiver essa sinergia e treinamento atrapalha muito as vítimas e o atendimento”.

Para o Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Rafael, é muito importante a prevenção e trabalhar em conjunto. “A prevenção é o principal pilar de todas as instituições quando se trata de segurança da população. Estamos ligados aos eventos que ocorrem nas rodovias pela fiscalização de produtos perigosos que transitam em nosso estado. Em conjunto, chegamos no melhor objetivo da melhor forma e mais rápido”.

Rodrigo Maia, Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

 


Compartilhe