Notícias 29 de junho de 2016

Triângulo de sinalização: quando e como usar?

O triângulo de segurança é um item obrigatório em todos os carros, mas ainda existem dúvidas quanto a forma correta de utilizá-lo. O triângulo deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar e é fundamental para avisar aos outros motoristas que há alguém parado logo à frente, diminuindo assim o risco de acidente.

Quando usar o triângulo

Sempre que perceber que há algo de errado com o seu veículo, se o pneu furar ou sofrer um pequeno acidente estacione no acostamento e use o triângulo. Evite parar na pista, a menos que seja um caso de extrema necessidade. Em locais aonde não há acostamento, estacione na faixa da direita.

Vale ressaltar que em casos de acidentes de trânsito, os motoristas podem entrar em um acordo sem acionar as autoridades de trânsito. Já se houver vítimas, é preciso acionar imediatamente o SAMU.

Como usar o triângulo

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Porém, para aumentar a sua segurança e a de seu veículo, coloque o triângulo de sinalização a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está. Por exemplo, se a velocidade é de 40 km/h, o triângulo deve estar a 40m do veículo. Se a velocidade for 80 km/h, coloque a 80m e assim por diante.

Caso haja uma curva no meio da sua contagem de passos, caminhe até o final dela e reinicie os passos. E em caso de chuva, neblina ou cerração, dobre a distância. Essa é a melhor forma de sinalizar e evitar acidentes nesses casos.

Em caso de estar sem o triângulo, o ideal é fazer a sinalização utilizando galhos de árvore, por exemplo. Ressaltando que andar sem o triângulo é infração gravíssima com multa no valor de R$191,54.

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe