Destaque 21 de fevereiro de 2020

Vai viajar no Carnaval? Especialista do Detran-MS dá dicas para melhorar a postura ao dirigir

O carnaval está chegando e para os condutores que vão colocar o seu carro na estrada é necessário prestar a atenção na postura correta na hora de dirigir pois é essencial para garantir a segurança e o conforto do condutor. “O corpo tem de ficar posicionado de forma que evite a fadiga e facilite o acesso aos comandos do carro durante todo o trajeto. Os braços, por exemplo, devem estar em posição confortável, e as mãos apoiadas no volante na maior parte do tempo”, comenta o gestor de educação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Nedis de Oliveira.

Nedis explica que o condutor só deve tirar uma das mãos do volante na hora de trocar de marcha ou realizar o “gesto do condutor”, reforçando a sinalização do veículo. “Com o braço esquerdo estendidos para fora do veículo significa que irá virar à esquerda, flexionado para cima, virar à direita e movimentado de cima para baixo é diminuir a marcha”, comenta.

Motoristas que dirigem com o banco muito próximo ao volante estão colocando sua segurança em risco. “Em caso de colisão, as chances da força do airbag causar danos à pessoa são muito grandes, por isso recomenda-se essa distância de segurança”, afirma Nedis. E o ideal é que os punhos fiquem apoiados na parte superior do volante quando os braços estiverem esticados.

A inclinação do encosto do assento também merece atenção. Segundo Nedis, ela não pode ser maior do que 110°. Caso contrário, o condutor corre o risco de sofrer danos graves na região do pescoço e da traqueia em uma batida ou frenagem brusca. Tudo isso porque o ângulo incorreto do banco altera a posição normal do cinto de segurança, deixando-o na linha do pescoço. “A recomendação para gestantes é que o cinto de segurança seja passado a baixo da barriga, para que em uma possível situação de colisão a criança não seja pressionada com o cinto”, comenta.

Já o suporte para a cabeça deve ser posicionado com seu centro na altura da linha horizontal dos olhos de quem está dirigindo. “Quando ajustado corretamente, em uma possível colisão traseira o apoio evita acidentes sérios como fraturas de coluna e lesão medular”, diz Nedis.

Vale salientar que é fundamental dirigir com as duas mãos no volante. O condutor tem de segurá-lo na posição dos ponteiros do relógio marcando 10h10 ou 9h15, para que seja possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo. Isso também garante a liberdade de movimento para girá-lo com rapidez, no caso de um desvio de emergência.

 

Viviane Freitas


Compartilhe