Notícias 13 de julho de 2016

2ª Feira Literária de Bonito foi apresentada por servidor do Detran-MS

Do dia 06 ao dia 09 deste mês, a Praça Central do município de Bonito foi palco da 2ª edição da FLIB (Feira Literária de Bonito), que tinha como tema “Palavra Aberta. Palavra Liberta”. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Bonito.

Neste ano, a FLIB homenageou o poeta sul-mato-grossense Lobivar Matos, que teve suas poesias declamadas na abertura, com sua breve história contada em versos.

A programação também incluía palestras, oficinas, mesas de discussão, exibição de filmes, conversas com escritores e espetáculos teatrais e musicais. Outra novidade foi a apresentação do evento, que ficou por conta do servidor do Detran-MS, ator e poeta, Ruberval Cunha.

Rubinho, como é conhecido, está lotado na Agência de Trânsito de Corguinho e realiza palestras e cursos educativos de trânsito para a Diretoria de Educação do órgão. Durante a FLIB 2016, Rubinho se apresentou a um público diverso, composto por mais de 15 mil pessoas, formado principalmente por crianças, jovens, turistas nacionais e internacionais, além da população bonitense.

A organização do evento relata que o encontro permitiu que Rubinho fosse um poema flutuante por conta da brincadeira com as palavras e performances de improviso, preparando o espaço para que nomes do cenário nacional e local pudessem brilhar. Juntamente com eles, Rubinho também brilhou, se emocionou, sorriu e foi aplaudido.

Risadas, lágrimas e as experiências vividas foram compartilhadas por nomes como Tico Santa Cruz, Paulo Betti, Pedro Gabriel, Daniel Munduruku, Teatral Grupo de Risco, Ciro Ferreira, Beirão, Chico Simões, Tetê Espíndola, Raquel Naveira, Júlio Maria e tantas outras personalidades que desfilaram seu talento na Praça Pilad de Rebuá.

O tema escolhido permitiu um voo no universo da literatura e um mergulho na alma e na vida de escritores, contadores de história, atores, músicos, cineastas e críticos literários, cada um com sua bagagem cultural e talento, mistura que colaborou para reafirmar a cidade de Bonito como um espaço privilegiado para a escrita de lembranças inesquecíveis.

????????????????????????????????????
ruberval-cunha-e-tete-espindola