Notícias 2 de maio de 2023

Abertura do Maio Amarelo reúne instituições e sociedade civil em Campo Grande

Nesta terça-feira (02/05), instituições ligadas ao trânsito e a sociedade civil realizaram a abertura do Maio Amarelo em uma ação educativa e uma solenidade na Câmara Municipal da capital. O evento também reuniu os vereadores e a imprensa.

A solenidade de abertura do Maio Amarelo foi proposta pelo vereador Villasanti, presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito. “Fico muito feliz em ver todos os parceiros aqui. Podemos traduzir esse momento, esse movimento em três eixos, união, perseverança e a busca constante pela redução dos mortos e feridos”, afirmou o vereador.

Em 2023, o movimento Maio Amarelo comemora 10 anos, com diversas ações em todo o Brasil. Durante o período, os órgãos de trânsito trabalham em diversas ações para segurança viária. “Hoje quero pedir, em nome do GGIT, que esse movimento não seja mais um mês desses dez anos, mas que possamos nos comprometer com as escolhas que fazemos todos os dias. Não basta se intitular como bom cidadão precisamos que cada cidadão tenha boas escolhas no trânsito”, disse o Coronel Elcio Tenente Coronel da Elcio Almeida, o comandante da Bpmtran e presidente do GGIT.

Com o tema “Escolha a Vida”, a intenção do movimento é chamar atenção da sociedade para as escolhas que fazemos diante das diversas situações no trânsito. “Nosso objetivo maior é a segurança viária e para isso temos que escolher a vida. Temos que nos atentar para as nossas ações no trânsito e como isso pode impactar na vida de todos”, explicou a diretora de Educação do Detran-MS, Andrea Moringo, que representou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior.

Ao representar o diretor-presidente do Detran-MS, Andrea Moringo, conversou com os vereadores e com a imprensa e distribuiu fitas do Maio Amarelo, junto a equipe da Fiscalização de Trânsito e da Diretoria de Educação do Detran e os demais parceiros.

Ações do Maio Amarelo

Em Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem com a coordenação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) em parceria com os órgãos de trânsito municipais. Em diversos municípios acontecerão ações educativas e de fiscalização.

Nesta segunda-feira (01/05), Agentes de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS de Dourados participaram do 1° Encontro dos Reliqueiros e Motociclistas de Itaporã. Iniciando as atividades do Maio Amarelo, a equipe de fiscalização esteve na cidade realizando atividades educativas para as crianças e conscientização para os adultos.

Foi montado um circuito para que as crianças possam aprender de forma lúdica, as normas de trânsito e de circulação. Já para os adultos foram realizadas orientações quanto a ingestão de álcool e seus riscos ao dirigir, através do óculo de simulação de embriaguez.

Em Campo Grande, em parceria com o Gabinete Integrado de Trânsito – GGIT e outras entidades, o Detran-MS realizará um movimento cultural e educativo ao longo da rua 14 de julho, no dia 13 de maio.

O dia, intitulado como dia “D”, terá uma mobilização com a participação do comércio. “Vamos trabalhar esse tema da escolha da vida em várias ações, mas principalmente neste dia. Nossa intenção é que as pessoas possam ter escolhas conscientes no trânsito e com os parceiros vamos ter mais força para conseguir esse objetivo”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued