Notícias 11 de janeiro de 2024

Ação do Detran na MS 040 nesta sexta-feira marca início de nova etapa do Programa Rodovida em MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dará início a uma nova etapa do programa Rodovida, com ações que irão unir fiscalização e educação para o trânsito. As abordagens serão voltadas para veículos e caminhões que circulam diariamente nas rodovias estaduais.

A primeira ação acontecerá nesta sexta-feira (12), a partir das 8h30, no km 10 da MS040. A iniciativa terá como parceiros, a AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento de Mato Grosso do Sul, CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), BPMRV (Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Mato Grosso do Sul) e Agetran Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande).

Para roteirizar a nova etapa do programa Rodovida, o Detran-MS mapeou os pontos mais críticos de rodovias de MS. O objetivo é melhorar a segurança viária, protegendo vidas e reduzindo o número de sinistros. “Nesta nova etapa estaremos com fiscalização, mas também de educação de trânsito, com o objetivo de levar a mensagem correta a sociedade de maneira integrada”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Além da MS 040, estão previstas ações na MS 080, MS 157 e MS 010, abordando temas como consequências do uso do álcool e direção, regras de ultrapassagem, limites de velocidade na rodovia, manutenção preventiva dos veículos, informações referentes ao exame toxicológico, importância da CNH, entre outros.

Dezembro

O programa Rodovida iniciou em dezembro de 2023, com ações de fiscalização nas cidades de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Sidrolândia e Maracaju realizadas pela Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal). Essas ações tiveram 316 abordagens, realizando 276 testes de bafômetro e 101 autuações lavradas.

Entre as principais autuações citadas pelo gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS, Ruben Ajala, estão: conduzir veículo sem possuir CNH, conduzir veículo sem curso de reciclagem, conduzir veículo com a CNH vencida; recusar teste etilômetro e conduzir veículo sob efeito de álcool. “Essas infrações demonstram um aspecto perigoso, pois esses condutores não têm formação ou habilidade para conduzir veículos ou estão com exames vencidos. É uma conduta que põe em risco todos que circulam na via”, afirma Ruben Ajala.

Primeira etapa do programa Rodovida foi realizado em parceria com a PRF

Programa Rodovida

Estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 897, de 9 de março de 2022, o Programa Rodovida é constituído por um conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas por órgãos e entidades de trânsito como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de órgãos estaduais e rodoviários de trânsito e os municípios, o programa se encontra integrado às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O Programa Rodovida surgiu com o intuito de tornar as estradas do país mais seguras durante os feriados de fim de ano, férias escolares e carnaval. O intuito é a integração entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, implementando medidas voltadas à segurança viária nesse período que vai de dezembro de 2023 até o domingo pós-carnaval, em fevereiro de 2024.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Foto: Rachid Waqued e Gerência de Fiscalização de Trânsito – Detran-MS