Notícias 5 de junho de 2024

Ação educativa realizada por equipe do Detran-MS sensibiliza funcionários da MSGás

Nesta terça-feira (04/5), uma equipe do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou uma ação educativa com funcionários da companhia MSGás, em Campo Grande. A ação, solicitada pela empresa, teve a intenção de impactar e informar os funcionários sobre os riscos no trânsito, principalmente a condução de veículos sob influência de álcool.

A Assessora Técnica Comercial, Maria Waleska Barros Machado Bogalho, que faz parte da CIPA da empresa MSGás, contou que o pedido para realizar a ação educativa partiu de uma observação dos relatórios da empresa que constatou excesso de velocidade entre os funcionários. “ Pedimos que uma equipe do Detran viesse aqui falar exatamente sobre isso. As consequências trágicas na vida de cada um, em virtude de um sinistro. Aqui no contexto que nós estamos na Avenida Ministro João Arinos, percebemos que os sinistros têm acontecido aqui e que são terríveis. Isso é sério, só que as pessoas ainda não se conscientizaram”, explicou Waleska.

Jason Willians, gerente comercial da MS Gás

Para o gerente comercial da MS Gás, Jason Willians, o ponto alto foi a apresentação do vídeo “Uma Escolha, Muitas Vidas” que abordará as consequências de atitudes imprudentes no trânsito. O material é uma iniciativa do Detran-MS com colaboração da Santa Casa de Campo Grande, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi lançado durante do Maio Amarelo e estará disponível em breve. “Eu acho que a gente precisa mexer com as pessoas, porque é um assunto extremamente sério. O Detran está de parabéns, o vídeo ficou excelente, acho que impacta as pessoas do jeito que tem que ser impactada e ainda mostra todo o trabalho que é feito por todos os órgãos do DETRAN, SAMU, bombeiros e os demais que participaram”, disse Jason Willians.

Além da apresentação do vídeo “Uma Escolha, Muitas Vidas”, a ação contou com a palestra da diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo e a dinâmica de que simula a condução de um veículo sob o efeito de álcool, com os óculos de simulação de embriaguez. “Apresentamos os dados do SAMU, sobre sinistros de trânsito ocorridos em Campo Grande, o nosso vídeo que ajuda impactar e mostra a realidade das equipes que atendem esses sinistros, e nossos óculos de simulação de embriaguez, que são uma tecnologia desenvolvida para simular a condição que uma pessoa fica, quando consome álcool”, explicou Andrea Moringo.

A estagiária, Gabriele Sales de Oliveira, de 20 anos, passou pela dinâmica e entendeu como é o processo da perda de reflexos pelo consumo de álcool. Ainda tremendo, a jovem relatou muita dificuldade em ações simples. “Eu já bebi, a sensação é muito parecida, eu terminei e ainda estava tremendo”, disse Gabriela.

Gabriele teve dificuldade em passar pelo circuito simples por causa dos óculos simuladores de embriaguez

O analista de produção, Evandro Ricardo Abreu também passou pela experiência e também relatou dificuldade. “É uma sensação horrível de desorientação e de falta de equilíbrio. Meu corpo ficou muito estranho. Eu olhava para minha mão, mas não era a minha mão. Foi sensacional! É uma experiência muito interessante, eu acho que todo mundo deveria passar por isso”, disse Evandro.

A ação educativa em empresas faz parte do Programa Prossegue, desenvolvido pela Gerência de Campanhas e Projetos do Detran-MS.

 

 

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe