Notícias 25 de março de 2024

Agentes do Detran-MS recebem treinamento para uso de armas não letais

Começou nesta segunda-feira, 25 de março e vai até amanhã o “Curso de Operadores de Tecnologias Não Letais Agentes Químicos” em parceria com a GCM (Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande), que disponibilizou os agentes para ministrar o curso que tem o objetivo de preparar os Agentes de Autoridade de Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) a manusear e possuir equipamentos não letais quando estiver em serviço.

No total, 10 agentes de autoridade de trânsito estão se capacitando com aulas teóricas e práticas. Dentre as armas, estão na programação, a taser, o gás de pimenta e o gás lacrimogênio.

Na abertura do curso o Secretário Adjunto de Segurança Pública de Campo Grande, o Guarda Civil Metropolitano Ideu Vilela destacou a parceria sempre positiva que a Guarda tem como Detran-MS.

“Essa parceria nossa vem de muito tempo e dizer gostaria de dizer que estamos sempre à disposição, não apenas para essa formação, mas para as próximas que tiver e vice e versa, com a certeza que a Guarda Civil pode contar com o Detran quando necessitamos. ”

Esteve também presente na abertura do curso o Gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário Ruben Ajala que além de agradecer a parceria, destacou a experiência que os agentes da Guarda Civil tem e que podem passar as agentes do Detran-MS.

“Agradecer o Vilela, o Pedroso, todo o pessoal da Guarda Municipal de Campo Grande por ter essa disponibilidade de estar nos capacitando para que possamos atender melhor a sociedade na questão de segurança púbica. Os agentes da Guarda tem um conhecimento há algum tempo, inclusive se capacitando fora do Estado e se dispuseram a transmitir esse conhecimento para nós. Nossos Agentes vão poder ter um instrumento de defesa que a arma de incapacitância de menor poder potencial ofensivo e realizando a segurança das pessoas, dentro das via públicas que é nosso atuação, seja ela urbana ou rodovia estadual.”

Texto e Foto: Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS