Notícias 21 de agosto de 2023

Ajuste de procedimentos em inspeção de transporte Escolar garante mais segurança

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) publicou nesta segunda-feira (21/08), uma nova portaria com alterações nos critérios e procedimentos para a emissão da autorização de circulação dos veículos destinados à condução coletiva de escolares.

A nova portaria atualiza os procedimentos que agora passam a comtemplar a Resolução CONFEA nº 1136, de 16 de fevereiro de 2023 e a Norma Técnica da ANBT, NBR 17075 que específica de Inspeção de Transporte Escolar.

Segundo o engenheiro mecânico do Detran-MS, responsável pelo setor de Transporte Escolar, André Canuto, a nova portaria determina que as inspeções deverão ter os ensaios fotografados, filmes, a documentação assinada digitalmente, entre outros. Os dados deverão estar disponíveis para o Detran, pelo período de pelo menos 5 anos, em sistema on-line. “Essas medidas visam reduzir a possibilidade de fraude, melhorar a segurança do transporte escolar e a confiabilidade dos laudos de inspeção. Garantindo a segurança das crianças e adolescentes que utilizam de tal transporte”, explica o engenheiro.

Confira o documento na íntegra aqui.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Arquivo


Compartilhe