Notícias 19 de maio de 2023

Aos 71 anos de idade e 30 de Detran, Janete se aposenta deixando filhos de coração e amigos

“Eu entrei no Detran em 15/06/1992”. É assim que Janete Maria de Arruda, começa a contar sua trajetória de mais de 30 anos no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ciclo que se encerrou nesta última semana com a publicação de sua aposentadoria no Diário Oficial do Estado n° 11.160.

Sua história na autarquia começou na creche, que hoje leva o nome de sua chefe da época, Claudete de Oliveira da Vera Cruz, e onde ela fez muitas amizades. “Cuidava das crianças de 3 anos, e às vezes ficava com os maiores. Eu amava o que eu fazia. Hoje, com o passar do tempo, vejo as minhas crianças, uns casaram e outros ainda não”.

Janete conta que não teve filhos, mas que por meio de amizades e das crianças que ajudou a cuidar na creche, construiu uma família no Detran. Depois de ter passado rapidamente pelo setor de Departamento Pessoal, foi no bloco 17 que ela permaneceu a maior parte do tempo.

“No bloco 17 fiquei até esta quarta feira. Trabalhei nas campanhas de rua, nas escolas, dei palestras em canteiro de obras, e uma vez fui para Nova Andradina dar palestra em um Frigorífico”, lembra. “Viajávamos para fazer Vistoria nos veículos de Transporte Escolar embaixo de sol, chuva e frio”. Com essas viagens ela conta ter conhecido os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Janete faz questão de citar todos os chefes que teve: Claudete, Maria Rosa, Prof. Inês, Emerson e Danielle. “E nesta quarta feira terminou o meu trabalho ,mais as amizades então no meu coração. Sai do Detran com 71 anos e muitos amigos mesmo”.

Sobre os planos para a vida de “aposentada” ela revela que pretende intensificar as participações dela na igreja, e se aperfeiçoar no artesanato.

Amigos

Daniele Barbosa Lopes, foi a última chefe de Janete, e junto com a equipe da Saped (Setor de Acompanhamento Pedagógico de CFC) preparou uma despedida para ela nesta sexta-feira (19).

“Ela está aqui no Saped desde 2019. Mas trabalhou muito tempo no Setor de Vistoria de Transporte Escolar. Viajou o estado todo nessa função. Sempre alegre e bem humorada, alma jovem e fervorosa na oração. Sempre cuidando de todos à sua volta com mimos, gracejos e orações. Uma pessoa que deixará muita saudade”, elogia.

Ela lembra que durante o período de pandemia, Janete surpreendia todos com o envio de vídeos alegres e irreverentes. “Aliás ela sempre lembra de todos, mandando mensagens de bom dia. Ficaremos torcendo e orando por ela, que merece descansar e continuar curtindo a vida como ela sabe fazer”.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Fotos: Arquivo pessoal


Compartilhe