Notícias 24 de março de 2017

Associação Nacional dos Detrans elege nova diretoria

A Associação Nacional dos Detrans (AND) – entidade que reúne os dirigentes dos órgãos estaduais de trânsito de todo o país, elegeu na quinta-feira (23), em Brasília, a nova diretoria, conselho fiscal e diretorias regionais.

A chapa Foco e União venceu por aclamação, tendo como presidente o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, Antônio Carlos Gouvêia.

“O papel da associação é integrar e trazer objetividade às discussões que têm impacto direto na organização dos Detrans. Nossa missão na presidência será construir uma instituição mais forte, com ações efetivas em defesa da sociedade. Queremos defender as questões individuais, as demandas dos Estados, trabalhando sempre pensando no grupo, com espirito de cumplicidade e equipe”, destacou ele.

Com uma visão de integração, o novo presidente deve articular uma agenda positiva para desburocratizar serviços, bem como rever situações impostas e em curso, como a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E e outras resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que são questionadas pelos Detrans.

“Uma das nossas propostas é discutir as alterações a serem implantadas no Código de Trânsito Brasileiro, através de audiências públicas realizadas pela AND junto com a sociedade civil e instituições públicas. A ideia é ter condições que permitam e possibilitem uma interpretação mais objetiva em situações de trânsito”, explica.

Outro tema que deve centralizar os debates é ligado aos procedimentos de medicina no tráfego, com apresentação de um manual organizado pela AND e que possa permear a conduta e padronização em juntas médicas vinculadas aos Detrans. Na área de formação de condutores a AND deve estabelecer critérios objetivos para que os centro de formação de condutores funcionem como ambiente de ensino, efetivamente. Discussões amplas, como a CNH Social até a adoção da Placa Mercosul também serão pauta dos debates.

Confira a lista completa da nova mesa diretora da AND

Presidente: Antônio Carlos Gouvêia (Detran/AL)

Vice-presidente: Marcos Traad (Detran/PR)

Diretores Regionais:

Norte: Pedro Luís Longo (Detran/AC)

Nordeste: Larissa Abdalla Britto (Detran/MA)

Sudeste: Maxwell Borges de Moura Vieira (Detra/SP)

Sul: Vanderlei Olívio Rosso (Detran/SC)

Centro Oeste: Manoel Xavier Ferreira Filho (Detran/GO)

Conselho Fiscal:

Membros efetivos: Lucio Gomes Barros Pereira (BA), João Leonel de Britto Feitoza (AM) e Vinícius Medeiros Farah (RJ)

Membros suplentes: Francisco Assis da Silveira (RR), Eudilon Donizete Pereira (TO) e Gerson Claro Dino (MS).

Fonte: AND