Notícias 15 de maio de 2023

Atendimento humanizado na prova prática do Detran ajuda na aprovação e alunos elogiam nas redes sociais

Fazer o exame de direção pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Geralmente a ansiedade e o nervosismo são grandes vilões no processo até a conquista da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Com a chamada “Tirei minha CNH”, Adriana Gonzalez, compartilhou sua experiência e enalteceu o trabalho da equipe de examinadores que a atendeu no momento de sua prova prática na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

“Quero agradecer, e dizer que naquele momento temos capacidade de realizar a prova mas o nervosismo nos "cega" e às vezes nos deixamos levar pelo nervosismo. Ambos, Paulo e Jaime, falaram comigo de forma calma e sensata. Continuem assim pessoal, vocês fizeram diferença para mim naquele momento. Continuem fazendo diferença na vida dos outros”, diz trecho de elogio publicado no grupo “Onde ir em Campo Grande” numa rede social.

Na publicação ela descreve que todos estavam “sorridentes, alegres e felizes” e que era possível sentir a energia positiva no ar. Na sequência elogia a celeridade na liberação do documento na versão digital. “Quarta chegou os códigos da CNH digital no meu e-mail e sexta-feira 16h chegou a minha CNH em mãos”.

Nos comentários, muitas pessoas a parabenizaram, e uma outra usuária também compartilha sua vivência com a equipe. “Fiz a minha prova nessa última sexta-feira e um dos avaliadores foi o senhor com chapéu tbm. Muito calmo e com pensamento positivo, demonstrando que realmente torce por vc, que quer te ver passar no exame. Ambos os avaliadores, tanto ele como a outra moça (que não me recordo o nome agora) foram bastante calmos e transmitiram boas energias e, no final, o resultado foi minha aprovação. Muitas vezes, acabamos reprovando não porque não sabemos, mas sim, pelo nervosismo de sermos avaliados. Enfim, que possam existir cada vez mais profissionais assim”, conta Milena Pereira Gonçalves.

A Banca Examinadora

Essa conduta de tranquilizar os futuros condutores é uma prática bastante comum da equipe, afirma a chefe da banca examinadora, Mércia Miranda Melo. “Se ele é aprovado nós ficamos felizes, e se não for, que ele saia consciente que ele nao passou, não porque o examinador o tratou mal ou aconteceu algo. Mas que seja realmente por algum motivo, alguma falha dele mesmo, ou nervosismo, ou quem sabe não tenha feito aulas o suficiente”, pontua explicando que no caso de reprovação eles motivam o aluno a não desistir.

Servidores da banca examinadora do Detran-MS

“A gente conversa com o aluno, deseja boa sorte, não o apressamos, sempre falamos positivamente que vai dar certo. Tem aluno que entra muito nervoso, nesse caso a gente dá um tempinho, fala pra respirar fundo, para depois iniciar a prova. Nós fazemos esse trabalho já há algum tempo. Fazemos uma palestra, uma oração antes, para animar o candidato, quebrar o gelo”.

De acordo com a DIRHAB (Diretoria de Habilitação) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza cerca de 400 exames práticos por dia em Mato Grosso do Sul.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação

Fotos capa: Mireli Obando (examinador reúne alunos antes das provas para orientações)