Notícias 15 de março de 2024

Capacitação para descentralizar ações é objetivo de Encontro de educadores de Trânsito que aconteceu em Campo Grande

Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/03), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou o Encontro Regional de Educadores de Trânsito, que reuniu cerca de 25 servidores, entre gestores e técnicos, que atuam em campanhas, programas e cursos do órgão. O objetivo foi capacitar e motivar os servidores para descentralizar ações.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo explicou que o encontro foi uma oportunidade de capacitar os representantes das Agências Regionais, que irão levar a informação para os demais servidores que atuam no interior do estado. “São dois dias intensos de muito aprendizado, que será repassado aos demais servidores do interior. É uma oportunidade de descentralizar as ações educativas do Detran-MS e aproximar o órgão de toda a população do estado”, disse Andrea Moringo.

Entre os temas trabalhados no encontro, estão a realização de ações educativas conforme o público. A gerente de Projetos e Campanhas, Glaucimara Hova e a equipe da GEPC apresentaram as diferentes abordagens relacionadas a temas como mobilidade urbana, prevenção de sinistros, trânsito nas escolas, embriaguez na condução de veículo, entre outros.

O Vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, o médico psiquiatra Marcos Estevão dos Santos participou do encontro falando sobre o impacto do álcool no desenvolvimento de problemas de saúde, distúrbios mentais e comportamentais. A gerente de Educação de trânsito da Agetran, Ivanise Rotta também falou aos participantes sobre ações educativas e apresentou o programa Mapfre, de apoio a ações de educação em escolas.

Danielli Cristina Schumacher, da Agência Regional de Coxim

Danielli Cristina Schumacher, da Agência Regional de Coxim, disse que acredita que é importante para saber como realizar as campanhas e programas de educação de trânsito no interior.  Com 18 anos de atuação em ações educativas no órgão, Danielli acredita que a capacitação constante melhora a qualidade do serviço oferecido para a população. “Eu gostei muito, estou aprendendo bastante e agora é voltar e colocar em prática”, disse Danielli.

Além de ações e campanhas educativas, os gestores e técnicos em educação de trânsito receberam informações quanto a procedimentos técnicos para realização de cursos de capacitação técnica, oferecidos pelo órgão. “A descentralização das ações passa pela Escola Pública de Trânsito, com abertura de cursos, como de instrutor, por exemplo, em cidades do interior”, explicou o Gerente da Escola Pública de Trânsito, Emerson Tiogo.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade deu boas-vindas aos participantes e lembrou da importância do trabalho de educação de Trânsito. “A gente precisa fortalecer muito e vamos fortalecer essa área de educação que tem dado resultados excelentes”, disse Rudel Trindade.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued