Destaque 5 de setembro de 2019

CFC’s participam de capacitação pedagógica no Detran-MS

O curso de capacitação de diretores e equipe administrativa dos CFC’s (Centro de Formação de Condutores), realizado  pela equipe do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul),teve início na última quarta-feira (04).  O objetivo é capacitar os profissionais para a construção de um Projeto Político Pedagógico de seu Centro de Formação.

Cerca de 50 centros de formações participaram da capacitação que é feita em formato de oficina, de forma dinâmica, por meio de projetos de trabalho, com duração de um dia para cada encontro.

Conforme o gestor de educação e segurança de trânsito do Departamento, Emerson Tiogo, durante a oficina são utilizados textos para estudo, exercícios, discussões, numa abordagem didática que possibilite a reflexão sobre a construção do
projeto. “Isso vai nortear as ações pedagógicas que serão realizadas pelos Centros de Formações a partir do ano que vem”, concluiu.

Emerson ressalta que além de desenvolver as habilidades técnicas para conduzir um veículo, os profissionais irão preparar o novo condutor para de fato saber como se comportar no trânsito.

A diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, comentou sobre a responsabilidade que o instrutor de trânsito tem para ensinar o novo condutor. “ É um papel muito importante, pois um motorista cuidadoso e que pratica a direção defensiva é capaz de evitar acidentes”, concluiu.

Uma equipe do Departamento irá se deslocar até as regionais para capacitar mais de 200 CFC’s até o final do ano.

Viviane Freitas