Notícias 22 de janeiro de 2017

Código de Trânsito Brasileiro comemora 19 anos

Campo Grande (MS) - O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 19 anos de vigência neste domingo (22). Porém mesmo com a legislação mais severa, o Brasil não conseguiu diminuir a violência no trânsito. Segundo relatório “Retrato da Segurança Viária”, divulgado neste mês, em 12 anos o trânsito brasileiro matou 477 mil pessoas.

Neste período o CTB teve 31 Leis alteradas, com o intuito de aperfeiçoar as normas desde a formação dos condutores, sinalização e itens de segurança. Segundo a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Rondom, o CTB foi fundamental para a criação da responsabilidade que envolve o trânsito. “Com o CTB tivemos um avanço significante na formação do condutor, na segurança, nas leis, na fiscalização mais rígida, mas infelizmente o número de mortes ainda é alarmante, temos consciência de que ainda há muito que se fazer”, ressalta Marlene.

A frota de veículos do Mato Grosso do Sul em 2015 era de 1.379.509, em 2016 o estado fechou com 1.429.623, e um dos efeitos deste crescimento é o aumento do número de infrações, que acaba colocando em risco a segurança nas ruas e rodovias.

“O Detran-MS desenvolve durante todo o ano ações de educação para o trânsito, em escolas da rede pública e particular, blitz educativa nas ruas, buscando conscientizar os futuros motoristas e os atuais sobre a importância do respeito, da educação, da consciência de cada um no trânsito”, conclui Marlene.

O CTB é indispensável para o bom funcionamento do trânsito, sem ele não haveria normas e regras, o que transformaria tudo em um caos. As leis de trânsito foram criadas para serem cumpridas, e cabe a cada motorista ter consciência do seu papel.


Compartilhe