Notícias 24 de abril de 2023

Com inauguração de eletroposto referência, Governo de MS investirá na instalação de mais duas estações de recarga rápida

“Temos a autorização do governador Eduardo Riedel de financiar mais dois eletropostos, um no Detran para atender também a UEMS, e outro no Bioparque Pantanal”, afirmou o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, durante inauguração do primeiro Eletroposto de Carga Rápida de Mato Grosso do Sul no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (24).

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, parabenizou a universidade por começar a tirar os projetos de pesquisa do papel e aplicar em benefício da sociedade e do planeta. “Nós temos aqui um sistema de inovação, ancorado na tríplice hélice. Governo do Estado, por meio do Detran, Aneel, universidades e as empresas. Sem essa tríplice hélice a gente não consegue avançar em termos de inovação. Não consegue realizar os investimentos que nós precisamos para melhorar cada vez mais esse problema da mobilidade e da geração de energia”, declarou o egresso da UFMS.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, também enfatizou a importância dos parceiros para fomentar projetos de inovação. Ele destacou que o projeto da Aneel engloba cinco eletropostos em todo o Brasil, porém este possui um diferencial. “É o mais especial, porque com o apoio do Detran, ele é o único eletroposto de carregamento rápido. Os outros não tem essa tecnologia. Então esse eletroposto é uma referência em MS, no Centro-Oeste e no Brasil. Esse laboratório tem condições de transbordar nossas soluções, novas tecnologias, para a nossa política pública brasileira”.

Emocionado, o coordenador do projeto, Ruben Barros Godoy, agradeceu a todos os envolvidos para o avanço do projeto. “Merece destaque o Detran-MS que entrou com diferencial financeiro substancial para que este Eletroposto fosse diferente de todos os demais que já implantamos no País. Esse eletroposto não é apenas uma estação de recarga, mas um grande laboratório. Não é possível enxergar os sensores, algoritmos, aplicativos, enfim, equipamentos que irão nos ajudar a gerar dados e condições para análise de qualidade de energia, artigos, dissertações, e material científico de qualidade, seguindo o que nós temos de melhor hoje em todo o planeta”.

Para o diretor-adjunto do Detran-MS, Juvenal Neto, a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável. “Essa é uma parceria que com certeza projeta MS para o futuro. O carro elétrico é uma tendência, nós já temos aí os carros híbridos, e agora com os eletropostos, com certeza isso vai incentivar cada vez mais o crescimento dos carros elétricos, que é energia limpa e sustentável que todos nós almejamos”.

Para utilizar o eletroposto, instalado no campus da UFMS em Campo Grande, é necessário efetuar cadastro no aplicativo EzBike. O projeto é fruto de parceria da UFMS com o Governo do Estado, por meio do Detran-MS e empresas da iniciativa privada.

Além da diretoria do Detran-MS, também participaram da solenidade de inauguração: a vice-reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira; diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, professor Robert Schiaveto de Souza; deputado federal Luiz Ovando; desembargador Ruy Celso Florence; Homero Medeiros, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul; Nalvo Franco de Almeida Junior, da Fundect; a diretora-presidente e o diretor administrativo da Fapec, Nilde Brum e Carlos Rabello; entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação – Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued