Notícias 30 de julho de 2021

Coordenador do Denatran abre minicurso sobre aula teórica remota a diretores e instrutores de CFC’s

O Coordenador de Educação e Saúde para o Trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Everaldo Valenga, realizou a abertura do minicurso sobre aulas teóricas ministrado pela Saped (Setor de Acompanhamento Pedagógico) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), na manhã desta sexta-feira (30).

O minicurso Aulas Remotas II é oferecido a diretores de ensino e instrutores de CFC’s (Centro de Formação de Condutores), que oferecem e ministram aulas teóricas de forma remota. O curso aconteceu de forma online.

O coordenador da Saped, Emerson da Silva, conta que a necessidade surgiu em função das aulas remotas ministradas durante a pandemia. “Assistindo essas aulas, nós identificamos que podíamos trazer novas ferramentas que agregassem aos instrutores e aos alunos”.

O intuito é apresentar ferramentas que possam auxiliar os instrutores em seu fazer didático-pedagógico, possibilitando maior interação e participação dos alunos do curso de formação de condutores. Nesse sentido, a participação dos instrutores e diretores é imprescindível.

Atualmente, 61 CFC’s estão autorizados a ministrar aulas online. O primeiro minicurso foi ministrado em abril deste ano e contou com 70 pessoas. Desta vez, foram 100 expectadores na turma.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Elijane Coelho, explica que o Detran-MS está fornecendo dados e relatando a experiência com o ensino remoto no estado ao Denatran.

"Esta modalidade de ensino foi implementada durante a pandemia, para possibilitar a continuidade na formação de condutores. Com a eminencia do fim da emergência de saúde esta avaliação servirá para determinar a permanência do ensino remoto pós pandemia e quais adequações seriam necessárias, sempre visando a qualidade do ensino".


Compartilhe