Crianças plantam primeiras mudas na horta do CEI Detran
O projeto de horta no CEI Detran acaba de avançar mais uma etapa. O canteiro que vinha sendo preparado há cerca de dois meses, recebeu as primeiras mudas. “Cebolinha, rabanete, alface verde e alface roxa”, conta Cecília Miyahira, aluna da turma V, primeira a visitar o canteiro.
Nesta etapa, foram dois dias para ambientar as crianças. Os grupos foram separados por turmas, e antes de "pôr a mão na massa", elas tiveram um momento com o Gestor de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural da Agraer, José Ubirajara Coelho Junior.
“Explicamos como funciona, o que é a plantinha, como ela cresce, quais as necessidades para ela se desenvolver, água, luz, adubo, temperatura e eles ficaram todos curiosos, falantes, e isso é o mais importante”, contou.
A horta já estava prevista na proposta pedagógica do Centro de Educação infantil, afirma a diretora do CEI Detran, Ordália Almeida.
“A horta foi idealizada quando da estruturação do nosso projeto pedagógico, e hoje, com essa ação, estamos concretizando. Com ela nós objetivamos que as crianças possam ampliar ainda mais seu conhecimento sobre a vida, e ainda mais sobre a importância dos alimentos orgânicos e uma vida saudável. Nós queremos que elas vejam e acompanhem o desenvolvimento desde a plantação das mudas, o desenvolvimento dessas hortaliças, e quando se der o processo de colheita, vão também celebrar este momento com a inserção das hortaliças na alimentação delas”.
O cultivo dentro da instituição tem inúmeros benefícios, entre eles, aproximar as crianças da natureza, gerando uma relação de afeto, e promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar das plantas e do meio ambiente.
Bira, como é conhecido o técnico da Agraer, trabalha há 28 anos com extensão rural, e conta que é a primeira vez que realiza um trabalho com crianças. “Muito gratificante, é bom a gente ver as crianças querendo aprender. A dinâmica será do próprio CEI, estamos à disposição”.
A iniciativa é fruto de uma parceria do CEI Detran com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), intermediada pela presidência do Detran-MS. “Agradecemos ao Diretor-Presidente do Detran, Rudel, que nos permitiu fazer esse contato e conseguiu viabilizar essa horta para nós”.
Além do preparo da terra e do plantio realizado pelas crianças, as próximas etapas serão: acompanhar o desenvolvimento das plantas, até chegar ao ponto de colheita.
O CEI Detran adquiriu galochas para que as crianças possam vivenciar esse movimento de plantio e cuidados com a horta.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued