Notícias 27 de março de 2024

Depois de Fiscalização, Detran-MS e TCE realizam ação educativa sobre transporte de escolares em Bandeirantes

Nesta quarta-feira (27/03), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e o TCE (Tribunal de Contas de MS) realizaram ações educativas em escolas públicas de Bandeirantes, há 70 km de Campo Grande.

A ação aconteceu na Escola Estadual Ernesto Solon Borges, onde participaram alunos do 6º do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e a Escola Municipal Leontina Luciana da Silva, onde foram atendidas crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A abordagens foram lúdicas com orientações de segurança para os alunos, que são passageiros de transporte escolar. Os alunos foram orientados sobre comportamentos que garanta a segurança dentro do ônibus e os jovens receberam informações para serem multiplicadores. “Os alunos mais experientes podem identificar se algo está errado com o transporte escolar e avisar os professores e coordenadores da escola”, explicou a gerente de Projetos e Campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova.

A auditora de controle externo do TCE, Larissa Tibana, também participou das ações entregando uma cartilha informativa com itens de segurança que são obrigatórios no transporte de escolares e com a aplicação de um questionário para identificar os principais problemas que as crianças enfrentam no percurso de casa até a escola. “Essa pesquisa realizada com os alunos fará parte do relatório de auditoria do TCE”, disse Larissa.

Fiscalização

A ação educativa ocorre um dia depois da operação de vistoria das instituições que integram a Comissão Técnica da Gestão do Transporte Escolar, coordenada pelo TCE-MS com participação do Detran-MS. Durante a ação, realizada na manhã desta terça-feira (26), foram analisados itens como extintores de incêndio, câmeras de ré, faróis, para-brisas, tacógrafos, cinto de segurança, além da documentação dos veículos e dos motoristas.

Emmanuelly Casto, Comunicação Detran-MS

Foto: Milena Benites


Compartilhe