Notícias 9 de abril de 2024

Detran despede-se de Ziraldo, lembrando parceria de sucesso na Educação de Trânsito

Nesta segunda-feira (08/04), a diretoria de Educação de Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lamentou a morte do cartunista Ziraldo, que ocorreu no domingo, aos 91 anos.

Ziraldo foi um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil, criador do lendário Menino Maluquinho, o desenhista fez uma parceria com o Detran-MS em 2007 para a criação de livretos sobre Educação de Trânsito.

O livro “Pare e Ouça Nossa História” é o número um da coleção e foi recomendado para crianças de cinco a sete anos. O segundo livro é o “O Desafio do Piloto” e foi dirigido aos alunos de oito a 11 anos. Já o livro três “A Festa Ambulante” foi voltado para jovens de 12 a 15 anos. Por fim, o livro 4, denominado “Dirigido a Você” era recomendado para adolescentes acima de 15 anos.

Em seguida ainda foram produzidos, os livros “Os Novos Colegas”, com uma abordagem sobre mobilidade e acessibilidade” e o livro “Cresceu, e agora?”, abordando um contexto do homem do campo e de indígenas. “Os livros eram pensados dentro do Detran-MS, pela equipe de educação de trânsito, com base no que nós presenciávamos em nossas ações, em nossas visitas, inclusive no interior do estado. Depois enviávamos as ideias para o Ziraldo e ele criava os livros”, conta a professora Inês Esteves, que participou da produção dos livros.

Bolacha de chopp da campanha Artistas de Bar

Toda a coleção ainda possuía o livro do professor, que foi criado, com a intenção de subsidiar a abordagem da educação para o trânsito, nas escolas. Os livros foram distribuídos para todas as escolas de Mato Grosso do Sul. “Os livros criados em parceria com o Ziraldo, foram base para educação de trânsito das escolas de MS. Foi uma parceria brilhante, pois o Detran-MS pode comprovar a aplicação desse conhecimento, através de concursos e capacitações nos anos que se seguiram. Um material riquíssimo”, comentou a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Além dos livros sobre educação de Trânsito, o cartunista Ziraldo foi o criador da primeira bolacha de chopp, da campanha Artistas de Bar, criada pelo Detran-MS em 2013. “O trabalho de Ziraldo foi ímpar, alcançando os mais diversos públicos e foi base para nossa atuação no Detran-MS, por muitos anos”, completou Andrea Moringo.

 

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe