Notícias 9 de abril de 2018

Detran inicia Curso de Formação de Agente de Fiscalização de Trânsito em Campo Grande

Campo Grande (MS) - Começou nesta segunda-feira (09.4), o curso de agente de fiscalização de trânsito, específico para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), com o objetivo de compor a equipe de mobilidade urbana em Campo Grande.

Para essa primeira turma foram disponibilizadas 50 vagas, as provas foram elaboradas e corrigidas pela Academia da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. O servidor para participar deveria preencher alguns requisitos como ser efetivo da carreira de fiscalização e gestão de trânsito, não possuir faltas injustificadas, sanções ou penalidades, nos últimos 12 meses e não estar em estágio probatório ou abono de permanência, entre outros.

Ao todo o curso é composto por 302 horas/aula sobre os mais variados conteúdos, entre eles: legislação de trânsito, engenharia e sinalização de trânsito, ética e cidadania, psicologia aplicada, educação para o trânsito, língua portuguesa, direito administrativo, crimes de trânsito, identificação de documentos e veículos adulterados, fiscalização de veículos especiais, além de 60 horas/aulas de prática operacional.

De acordo com o Tenente-Coronel PM Franco Alan da Silva Amorim, que coordenou a implantação do curso, a solenidade realizada nesta segunda representa o esforço de todos. “Após verificado o anseio dos servidores e baseados no amparo jurídico no que diz respeito a legislação de trânsito, nós começamos a idealizar um planejamento que foi finalizado na atual gestão do Dr. Roberto Hashioka, hoje materializamos nosso projeto, não foi de uma pessoa, de um grande idealizador, nós estamos aqui porque o grupo é forte e almeja um futuro melhor no trânsito”, ressalta o Tenente-Coronel Franco Alan.

As aulas iniciaram nesta segunda (09.4) com previsão de término no dia 29 de junho de 2018. São realizadas de segunda a sexta-feira das 13h às 18h20 e nos sábados das 8h às 17h40, na modalidade presencial.

“A fiscalização de trânsito, além de mantenedora da eficácia das normas legais, cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas. A atuação dos órgãos fiscalizadores do trânsito tem grande influência na mudança de comportamento dos usuários e na melhor fluidez, no que tange a mobilidade urbana. Ao iniciarmos esse curso temos certeza que formaremos profissionais comprometidos com a preservação de vidas e com a construção de um trânsito cada dia mais seguro”, afirma Roberto Hashioka, diretor-presidente do Detran-MS.

Participaram da aula inaugural a diretora de educação para o trânsito do Detran-MS, Marlene Nogueira Rondom, o diretor de administração e finanças do Detran-MS, Luiz Carvalho, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande (BpTran), Tenente-Coronel Franco Alan Amorim, o coordenador da Assessoria Militar do Detran-MS, Coronel José Amorim Longatto, o coordenador-geral do Setor de Cursos do Detran-MS Marcos Alexandre Ramos, sargento Ramires do Corpo de bombeiros e servidores do setor de cursos do Detran-MS.

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe