Detran-MS abre as portas para atendimento com servidores em revezamento, diz Rudel em entrevista
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deve abrir as portas novamente na próxima segunda-feira (13) com servidores atuando em escala de revezamento. A informação foi repassada pelo diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, na manhã desta terça-feira (6) durante entrevista no quadro Papo das 6, do Bom Dia MS pela TV Morena, afiliada da TV Globo em Mato Grosso do Sul.
Rudel explica ainda que o efetivo vai voltar em regime de escalonamento. “Na segunda vamos trabalhar com metade do pessoal, no outro dia, a outra metade, procurando a colaboração dos clientes para que também evitem aglomeração”, afirmou.
Na ocasião, ele chegou a ressaltar que, neste período difícil pelo qual estamos passando, em função da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a orientação é para que as pessoas usem os serviços do Detran Digital. “Essa é uma área do Detran que está avançando muito, é nosso foco”, enfatizou Rudel.
Durante a entrevista ele ressaltou ainda a importância de se utilizar o aplicativo Detran Mobile. “Ele nos permite emitir o licenciamento, pagar os débitos e facilita muito o controle de multas de veículos”, afirmou. Ele também destacou a importância de se ter o aplicativo da Serpro, Carteira Digital de Trânsito, onde é possível que o cliente disponha de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento Veicular) em formato digital, “legalmente válido” por meio do celular.
“Programamos nossas atividades de forma a minimizar os transtornos. E como fizemos isso? Prorrogando os prazos: carteiras de habilitação vencidas, multas. Uma pessoa que comprou um carro novo, pode andar, até então, por prazo indeterminado, somente com a nota fiscal. Enfim, fizemos isso para que não tenhamos prejuízos”, enfatizou Rudel.
Em alguns casos específicos será necessário a procura por uma das agências. É o caso de quem precisa tirar a segunda via da CNH. Respondendo a pergunta dos telespectadores, ele explicou que neste caso, a maior parte do processo deve ser feita pelo canal CNH Ágil, que consta no site do Detran. “Nosso site é muito completo e estamos ampliando ainda mais. A ideia é que renovação de CNH ou extraio seja feito pelo site em breve”, explicou. “Hoje o cliente precisa registrar o boletim online e precisa fazer a requisição presencialmente, pode fazer isso a partir de segunda”, explicou.
No retorno dos atendimentos também poderão ser feitos os emplacamentos de veículos de acordo com as necessidades. Dúvidas também podem ser sanadas pelo e-mail faleconosco@detran.ms.gov.br.
Vivianne Nunes