Detran-MS abre escuta ativa para instrutores de trânsito e convoca categoria para alinhar critérios de exames práticos

instrutor na pista de autoescola do detran
  • Publicado em 15 out 2026 • por Emmanuelly Castro dos Santos •

  • Órgão disponibilizou formulário anônimo para mapear divergências de interpretação e sugestões de pauta para o próximo Workshop de Alinhamento Técnico entre Instrutores e Examinadores

    O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) deu o primeiro passo para a realização do próximo Workshop de Alinhamento Técnico entre Instrutores de Trânsito e Examinadores. Para garantir que o encontro atenda às reais demandas do dia a dia da formação de condutores, o órgão lançou um formulário colaborativo voltado para ouvir a experiência direta dos profissionais nas vias e nos locais de avaliação.

    A iniciativa visa criar um espaço aberto de diálogo com os 1433 instrutores credenciados no órgão, para alinhar critérios, padronizar interpretações diante das recentes alterações normativas e esclarecer dúvidas operacionais, fortalecendo a parceria entre quem ensina e quem avalia. “Queremos que os profissionais fiquem totalmente à vontade para dar sua opinião com sinceridade. Por isso, o formulário é 100% anônimo e não pede nome, e-mail nem nenhum dado pessoal. Nosso objetivo é ouvir quem está no dia a dia para fazer os ajustes necessários e aumentar ainda mais a qualidade da formação de condutores”, explica o gerente de Capacitação do Detran-MS, Emerson Tiogo

    O questionário convida os instrutores a apontarem situações práticas divididas em quatro eixos centrais, como Critérios de Avaliação, Percursos e Manobras, Mapeamento de locais, cruzamentos ou trechos específicos do percurso de prova e Prática Pedagógica vs. Exame. As contribuições serão analisadas de forma consolidada pela equipe técnica do Detran-MS e compartilhadas com a Associação de Instrutores de Trânsito de MS (AITMS), parceira na realização do workshop.

    Como participar

    A participação é voluntária e essencial para que o workshop reflita a rotina real das autoescolas e das bancas examinadoras.

    Clique aqui para acessar e preencher o formulário de contribuição.

    A ação dá continuidade ao trabalho de aproximação promovido pelo Detran-MS com a categoria. Durante a campanha do Maio Amarelo deste ano, o órgão realizou o encontro “Qualifica CNH do Brasil: atualização para instrutores”, focado nas mudanças trazidas pela Resolução CONTRAN nº 1.020/2025. O evento híbrido reuniu profissionais na sede do departamento e via transmissão ao vivo pelo YouTube do órgão.

    Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

    Foto: Rachid Waqued

    Categorias:

    Institucional, Notícias

    Veja Também

    • Sem posts recentes disponíveis.
    get_footer();