Notícias 20 de abril de 2023

Detran-MS abre inscrições para curso de formação de instrutor de trânsito

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de formação de instrutor de trânsito para o público em geral na cidade de Campo Grande. Ao todo, são 40 vagas disponíveis.

Para participar do curso é necessário ser maior de 21 anos de idade, possuir ensino médio completo, ser habilitado no mínimo há dois anos, e ser aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos.

A pré- inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet no site Meu Detran na aba educação, entre os dias 18 de abril a 12 de maio. Ao final da inscrição será gerada a guia 3034 que deverá ser recolhida em até 24 horas da data de emissão e encaminhada com os documentos para efetivação da matrícula.

De acordo com a Diretoria de Educação de Trânsito (Diret), a guia 3034 refere-se a cursos com mais de 100 horas-aula, que é de 20 UFERMS. Considerando o valor da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), estabelecida para o mês de abril em R$ 47,40, o valor do curso será de R$ 948,00.

O curso de formação terá carga horária total de 205 horas-aula, ministradas presencialmente. No conteúdo programático do curso, constam as disciplinas de: Fundamentos da educação; Didática; Língua portuguesa; Legislação de trânsito; Direção defensiva; Noções de primeiros socorros e medicina de tráfego; Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito; Psicologia aplicada a segurança no trânsito; Noções sobre o funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas/Mecânica básica; Prática de direção veicular em veículos de 2 e 4 rodas; Prática de ensino supervisionado.

As aulas presenciais serão realizadas no período de 15 de maio a 08 de julho, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h25, no período noturno e aos sábados, das 07h30 às 11h55 e das 13h às 17h25, na Escola Pública de Trânsito (EPT), no Bloco 19, no Detran sede. Já as aulas de Prática de Direção Veicular e de Prática de Ensino Supervisionado (Estágio) acontecerão nos períodos matutino, vespertino e noturno, inclusive aos sábados programados, das 7h30 às 11h55 e das 13h00 às 17h25 e, caso haja necessidade, também nos feriados.

Informações relacionadas a avaliação, banca teórica, prática de ensino supervisionado, prática de direção veicular, materiais necessários para fazer o curso, e certificação, estão disponíveis no edital que pode ser conferido na íntegra AQUI.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Foto: Detran-MS (curso ministrado no período de pandemia da Covid-19)


Compartilhe