Notícias 14 de abril de 2023

Detran-MS alerta para anúncios na internet que prometem CNH sem aulas ou exames

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre golpes de supostos facilitadores em publicações nas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Com valores bem abaixo do mercado, os anúncios que circulam na internet, prometem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de todas as categorias sem a necessidade de passar pelos exames obrigatórios. Os estelionatários destacam que o documento é “totalmente original e autêntico", com consulta no sistema CNH Digital.

“Provavelmente essas pessoas não vão receber a habilitação e muitos, ficam com vergonha de denunciar, pois tem ciência das consequências e medo das sanções ou mesmo, vão receber um documento falso, cujo registro não existe junto ao sistema RENACH-Registro Nacional de Carteiras de Habilitação. Quem cai no golpe, também se enquadra em crime de falsificação de documento”, alerta o diretor de habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Ele destaca que para tirar a CNH é preciso passar por todas as etapas que incluem: exames psicológico, médico, cursos teórico e prático, além de aprovação nos exames teórico e prático. “Não existe outra maneira de emitir o documento sem passar por todas as etapas. Busque sempre os meios legais. Na dúvida, busque os canais oficiais de atendimento do Detran-MS”, esclarece.

O site do Detran-MS (www.meudetran.ms.gov.br) disponibiliza informações oficiais da situação das autoescolas credenciadas para prestar o serviço de CNH nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O Detran em Números disponibiliza ainda, o índice de aprovação por CFC (Centro de Formação de Condutores). A ferramenta permite o filtro por município, categoria e tipo de exame.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Foto: Rachid Waqued


Compartilhe