Notícias 25 de março de 2024

Detran-MS e Cetran-MS vão colaborar com a pesquisa de Perfil do Ciclista para planejamento urbano

Representantes do coletivo Bici nos planos estiveram no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) nesta sexta-feira (22/03) para convidar o órgão e o Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito) a participar da Pesquisa Perfil do Ciclista, realizada pelo Transporte Ativo, o Observatório das Metrópoles e o LabMob/UFRJ.

A pesquisa é realizada desde 2015 em cidades do Brasil e de outros países. O objetivo é traçar um perfil do ciclista que uso a bicicleta como meio de transporte. “A pesquisa serve para subsidiar políticas públicas voltadas para o ciclista. Em Campo Grande, que já participa desde 2018, a Planurb já usou os dados da pesquisa para a criação do Plano Diretor Urbano”, explicou o coo-fundador do coletivo, Pedro Garcia.

Confira aqui a pesquisa de Perfil do Ciclista 2021, que foi conduzida pelo Coletivo Bici Nos Planos em Campo Grande.

A articulação entre o Detran-MS e o Cetran-MS será contatar os Departamentos Municipais de Trânsito das principais cidades do interior do estado, para incentivar a participação. “Faremos uma reunião com os representantes dos municípios – já que temos 100%, dos municípios com trânsito municipalizado – para incentivar a participação e alcançar um bom patamar de dados para essa pesquisa”, explicou o a gerente de Projetos e Campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova.

A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo destacou a importância da pesquisa para elaboração de políticas públicas e ações de prevenção de acidentes de trânsito com esse público. “Temos um grande empenho em ações voltadas para condutores em duas rodas, seja motociclistas ou ciclistas. Esses dados podem subsidiar ações mais específicas nas cidades do interior, por isso é muito importante a participação dos órgãos ligados ao trânsito”, disse Andrea Moringo.

A agência Municipal de Trânsito de Campo Grande já aderiu à pesquisa em anos anteriores e deve continuar em 2024.

A pesquisa de Perfil do Ciclista deve começar em agosto desse ano, com a previsão de divulgação dos dados em janeiro de 2025.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued