Notícias 27 de dezembro de 2018

Detran-MS é o sexto Estado brasileiro a lançar o CRLV digital

Com a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou na manhã desta quinta-feira (27), importantes ferramentas virtuais que prometem facilitar a vida dos usuários do Departamento. A partir de agora o Mato Grosso do Sul é o sexto Estado brasileiro a disponibilizar a utilização do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) Digital.

Na ocasião, o diretor de Tecnologia da Informação, Robson Roberto Duarte, apresentou o aplicativo para o documento do veículo, o Detran Mobile e a plataforma Detran em Números, que vai tornar públicos dados estatísticos importantes sobre o trânsito em Mato Grosso do Sul.

Sobre o documento digital, Robson explica que este terá o mesmo valor legal do documento em papel, exigindo apenas que o veículo esteja devidamente regularizado, ou seja, é preciso que o proprietário esteja em dia com pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas.

O documento é gerado pelo mesmo aplicativo utilizado para a CNH digital e a versão digital exibe todas as informações que constam no CRLV impresso e também inclui o QR Code para a validação por parte de agentes de trânsito ou policiais.

Pensando na possibilidade de que o mesmo veículo seja conduzido por mais de uma pessoa, o CRLV-e poderá ser compartilhado com mais de um celular.

Portar este documento é de suma importância para atender à exigência da legislação. O motorista que for flagrado com licenciamento em atraso estará cometendo uma infração gravíssima que pode resultar em uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Além disso, o veículo pode ser apreendido.

Durante o lançamento na manhã de hoje no auditório do Detran-MS, o diretor-presidente do órgão, Roberto Hashioka Soler, destacou o empenho da Diretoria de Tecnologia da Informação em implantar o aplicativo como maneira de facilitar a vida dos usuários. “Temos a CNH Ágil, a CNH Digital, que foi lançada no começo do ano e agora o CRLV digital e agora somos o único Estado do País a dispor publicamente nossos números com o portal Detran em Números”, explicou o presidente.

Os dados estarão disponíveis para consulta pública pelo canal www.paineis.detran.ms.gov.br prometendo facilitar a vida de pessoas. Por meio dele o usuário pode verificar, entre outras coisas, qual a frota da cidade onde mora ou deseja pesquisar, o número de acidentes ocorridos em determinadas regiões do Estado e os possíveis motivos que o levaram a acontecer.

Detran Mobile

O app Detran Mobile será utilizado para a consulta e pagamento de multas, licenciamentos e outras informações como a pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo. Foi desenvolvido pensando na economia de gastos tanto do departamento quanto do usuário, já que evita filas e outros transtornos como o deslocamento, por exemplo. No entanto, caso seja necessário ir até uma das agências, o aplicativo também tem a opção de informar qual o posto de atendimento mais próximo, com endereços e horário de atendimento do órgão em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones do sistema Androide e IOS.

“As ferramentas lançadas hoje só nos fazem sair na frente. É uma evolução que facilita a vida dos cidadãos, uma busca que todos os governos deveriam fazer. A comodidade de acessar tudo pelo telefone e ter seus documentos armazenados de forma virtual facilita a vida de todos”, concluiu o governador Reinaldo.

Na ocasião, o governador também participou da inauguração da reforma do Centro de Educação Infantil que, desde julho deste ano, com decreto publicado em Diário Oficial, passa a se chamar CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz, uma maneira de homenagear a servidora falecida recentemente e que dedicou boa parte de sua vida profissional à unidade que atende filhos de funcionários no Detran. O esposo dela, Manoel da Vera Cruz Neto, participou da inauguração. O investimento no local foi de R$ 229.088,94.

Azambuja também conheceu as instalações da Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho e finalizou sua passagem pelo Detran inaugurando o pórtico de entrada, uma obra que além de apresentar a identidade visual do órgão, possibilitou a entrada e saída de veículos maiores pelo local.

Vivianne Nunes

 

 


Compartilhe