Notícias 5 de julho de 2021

Detran-MS lança primeira sala de Exame Teórico Digital em Três Lagoas

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inaugura nesta segunda-feira (05) em Três Lagoas, a primeira sala de Exame Teórico Digital. Com capacidade para oito alunos por turno, a sala de aula irá funcionar em três turnos por dia e será implantada na agência localizada no Shopping Três Lagoas.

O lançamento contou com a presença da diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab e da diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brum.

Lina explica que os exames digitais vão atender tanto os candidatos à primeira habilitação quanto motoristas infratores e aqueles que não renovam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) há mais de cinco anos.

O foco, de acordo com ela, é promover a agilidade no processo de emissão do documento de habilitação levando em conta que o resultado sai na hora. Outro destaque vai para a redução nos gastos com papel e o ganho ambiental.

O sistema de agendamento para as provas deverá estar liberado a partir da próxima semana com três turmas por dia e número reduzido de candidatos por sala de aula em função das medidas preventivas impostas pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). As provas são feitas em uma estação individual com apenas oito alunos por turma.

“A Fapec já é parceira do Detran-MS na aplicação de provas escritas presenciais e agora passamos para as avaliações on-line. Nesta modalidade, o aluno tem o resultado logo após a conclusão da prova, e não precisa esperar mais dois ou três dias para saber se foi aprovado ou não”, ressalta Nilde.

Atualmente, após aplicação do exame na modalidade escrita, o resultado da correção dos cartões resposta leva em média 3 dias. Com a modalidade de aplicação on-line o resultado é apresentado ao final da prova.

Há salas de Exame Teórico Digital em Campo Grande e Dourados.

Vivianne Nunes

 

 

 

 


Compartilhe