Destaque 13 de novembro de 2019

Detran-MS participa de Encontro de Educação para o Trânsito em Brasília

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Elijane Coelho, participou,  na última semana do Encontro de Educação para o Trânsito realizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Brasília. Na ocasião, ela acompanhou a viagem cultural de estudantes de três escolas de Aquidauana e Nova Alvorada do Sul, vencedores do projeto Fetran MS (Festival Estudantil Temático de Trânsito) deste ano.

No total, 18 crianças do Mato Grosso do Sul realizaram a apresentação de três espetáculos com o tema voltado para os cuidados com o trânsito. Também participaram o evento, estudantes do vizinho Mato Grosso.

O intuito da ação é apresentar o resultado do festival nos dois estados aos gestores de educação para o trânsito da PRF de todo país. Temas como “Trânsito: A Mágica da Vida de da Morte, O homem que não dava seta, uma viagem apaixonante pelo trânsito, as cores do trânsito no mundo de aninha foram apresentados pelos alunos.

“Em foram quase 300 peças desenvolvidas por estudantes em suas escolas, através do Fetran no Mato Grosso do Sul. Isso mostra que mais importante que a competição, o interessante é que mobiliza a comunidade na escola e na cidade a respeito do tema ‘trânsito’. E isso desenvolve muito a consciência de como se comportar no trânsito, comenta a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane.

Conforme a Secretária de Educação de Aquidauana, Ivone Nemer, o Fetran traz aquilo que o currículo da escola pública precisa trabalhar, que é a educação para o trânsito. “ A ação aborda temas relevantes dentro do espaço escolar que precisa ser ampliado”, comenta.

Ivone ressalta que através dos teatros apresentados é observado que cada vez mais é um tema que não pode deixar de ser abordado. ” É através da educação que vamos conseguir mudar a consciência sobre a segurança no trânsito”, conclui.

Encerrado em outubro, o Fetran é organizado pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Detran-MS, Fundação de Cultura do MS e municípios participantes, está em sua 10ª edição e neste ano contou com 294 espetáculos de 152 escolas de todo o Mato Grosso do Sul, distribuídas na categoria infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Viviane Freitas


Compartilhe