Notícias 20 de dezembro de 2021

Detran-MS participa de mobilização nacional da operação Lei Seca

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), participou da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca neste final de semana. A operação contou 35 pontos de abordagem montados entre às 20h e 04h de domingo (19) em 12 estados participantes desta edição.

A Mobilização Nacional é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans, por meio da Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, onde se prevê a realização de várias operações de fiscalização de trânsito e pontos de bloqueio envolvendo os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, os Batalhões das Polícias Militares, Guardas Civis Municipais e demais órgãos e entidades de todos os estados e do Distrito Federal atuando na repressão de condutores de veículos automotores que estejam sob a influência de álcool e outras substâncias.

No Mato Grosso do Sul, as operações resultaram em 92 abordagens, 203 testes de alcoolemia, sendo que 25 deles acusaram o consumo de bebida alcoólica. Além de 11 veículos aos depósitos do Detran.

Ao todo, foram empregados 410 servidores que realizaram 4.526 abordagens a condutores e 4.199 testes de etilômetro foram realizados, nessa que foi a maior operação integrada entre órgãos e instituições de fiscalização de trânsito no ano de 2021. 585 condutores foram autuados por estarem conduzindo sob o efeito álcool ou por terem se recusado a realizarem o teste de alcoolemia e 51 destes foram presos em flagrante e vão responder pelo crime de trânsito pelo resultado do teste.

Fórum

O Fórum Permanente das Operações da Lei Seca do Brasil tem como escopo promover a conscientização dos motoristas acerca de todos os desdobramentos possíveis resultantes da condução de veículo automotor sob influência de álcool, de modo a reverter os índices de violência no trânsito e estatísticas negativas referentes às mortes ligadas ao fato, evidenciadas em todo o Brasil, bem como incrementar a presença da fiscalização durante o período, com o intuito de transmitir maior sensação de segurança à população das áreas fiscalizadas.