Destaque 9 de maio de 2022

Detran-MS reabre Centro de Educação Infantil para servidores e entrega oito vans para banca examinadora

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), reabriu nesta segunda-feira (9), o CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz, para filhos de servidores do Departamento com idades até cinco anos e entregou oito vans que irão atender a banca examinadora do órgão. Na ocasião, foi assinado o convênio com a Fapec (Fundação de Apoio a Pesquisa), que vai ser a responsável pelo funcionamento e entregue o investimento de R$ 2.292.800,00 em vans que irão suprir a necessidade de transporte para os servidores que atuam no interior do Estado.

Creche

O CEI encerrou as atividades em 2019 devido a questões administrativas e agora reabre as portas por meio de um convênio com a Fapec com vagas para 86 crianças. As aulas iniciam em junho com   alunos a princípio.

O prédio passou por uma reforma geral onde foram trocados os pisos das salas de aula, reparos na cobertura, troca de divisórias, pintura geral, revisão nas instalações elétricas, além de ajustes no parquinho.

Todo o mobiliário passará por uma repaginação passando a atender de forma mais completa o atual projeto didático, que será adotado no local, havendo também uma integração com o Detranzinho, que também foi repaginado para que junto com a creche execute um trabalho voltado à educação infantil. O valor do investimento é de R$ 236.302,01 e a obra foi executada em 60 dias.

A creche possui hoje uma área de 522,90m2 construída além de uma quadra de areia com 55,00m2 de área, onde as crianças podem desenvolver a criatividade e imaginação.

As aulas serão retomadas no início do mês de junho sob a coordenação e supervisão da professora e doutora em Educação Infantil, Ordália Almeida.

O espaço recebeu, em 2018, o nome da servidora Claudete, que foi a primeira diretora do Centro de Educação no período de 1991 a 2007, tendo retornado ao cargo em 2017 até a data do seu falecimento, ocorrido em 2 de julho de 2018, acometida por um câncer.

O Centro de Educação Infantil nasceu em 17 de junho de 1991 com o objetivo de atender aos direitos de seus servidores, em oferecer educação e cuidado para seus filhos com idade até cinco anos durante o período em que trabalham na sede da instituição.

Na ocasião, participaram do evento pais e mães das crianças acompanhados dos filhos que serão atendidos pelo espaço, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o diretor presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o deputado federal, Beto Pereira, o reitor da UFMS, Marcelo Augusto Turine, a presidente da Fapec, Nilde Brum, além de diretores do órgão.

A servidora Glaucima Lopes Hova Schneider falou em nome dos pais e mães de alunos do Centro de Educação e chegou a se emocionar lembrando que esse projeto é muito mais do que uma simples escola, mas uma oportunidade para pais e filhos poderem estar próximos também no ambiente de trabalho.

Durante o evento, o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Augusto Turine, ressaltou o orgulho que é ver o Detran-MS em parceria com a educação superior e a ciência no Estado junto com a Fapec. “É um projeto inovador de educação e cidadania e vejo como algo muito positivo que pais e filhos estejam juntos nesse espaço de acolhimento das nossas crianças, além do que, irá servir de formação. É um laboratório para os estudantes da nossa universidade em todas a áreas”, finalizou.

Banca Examinadora

Com a chegada de oito veículos novos para atender a Banca Examinadora, os servidores do Detran-MS ganham com qualidade e conforto na realização do trabalho. De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a banca examinadora tem um trabalho muito grande. “É o tempo todo indo para o interior, aplicando exames e por isso é necessário muita segurança e agilidade. As nossas vans eram 2012 e agora estamos entregando veículos de extrema qualidade e que vão servir com segurança, rapidez e eficiência na banca do Detran-MS”, pontuou.


Compartilhe