Notícias 6 de julho de 2021

Detran-MS retoma aos poucos cursos presenciais e número do primeiro semestre já supera 2020

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), está retomando os cursos presenciais e já realizou 20 cursos a mais nos seis primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa um aumento de 181%.

O aumento também foi significativo no número de alunos participantes, quase 350 a mais que o ano passado. Segundo dados da Diret (Diretoria de Educação para o trânsito), 247 alunos participaram dos cursos presenciais em 2020. Este ano, o número saltou para 592.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Elijane Coelho, explica que o salto se justifica pelo aumento na demanda de formação de recursos humanos para CFC (Centros de Formação de Condutores).

“Isso porque novas escolas foram abertas, enquanto muitos profissionais que estavam no mercado mudaram de atividade. Por isso aumentamos os cursos de formação de instrutores de trânsito, formação de diretor geral e de diretor de ensino para CFC, além dos cursos de atualização para esses profissionais, que precisa ser feito a cada cinco anos”, detalha.

Outra demanda importante é a de atualização de agentes de fiscalização. No primeiro semestre de 2021 todos os agentes de fiscalização do Detran passaram pelo curso.

Os cursos presenciais contam com todo cuidado e segurança contra contaminação da Covid-19.

Cursos EAD

Até o final de julho entrará em operação o VIA - Ambiente de Instrução Virtual da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS. Neste ambiente serão ofertados diversos cursos na área de trânsito por ensino à distância, composto por aulas gravadas e atividades, ou ensino remoto, com aulas ao vivo.

O primeiro curso a ser disponibilizado é o de atualização para agentes de fiscalização de trânsito, visando atender agentes municipais e policiais militares de todo o Estado.

Bruna Pasche