Notícias 28 de junho de 2023

Detran recebe agente da Polícia Federal em curso sobre a entrada de imigrantes no Mato Grosso do Sul

Para aprimorar os conhecimentos da equipe visando uma fiscalização mais eficiente, especialmente nas linhas de fronteira, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) recebeu nesta quarta-feira (28) a agente da Polícia Federal, Luciana Alves Nepomuceno, da Delegacia de Imigração (Delemig). 

O curso abordou temas relacionados especialmente a documentação e suas classificações. “Falamos sobre a questão de documentos de imigrantes, visitantes, solicitante de refúgio e residente fronteiriço. Porque a depender de cada uma dessas classificações é um tipo de documento que ele vai apresentar aqui no Brasil. E a depender dessa documentação é que ele estará ilegal ou não, até mesmo junto ao Detran”, enfatiza. 

Também integrou a pauta do curso, casos de entrada ilegal que podem ser considerados crime, além de canais disponibilizados pela PF para que os agentes possam consultar a veracidade de documentos. “Também vou passar para eles um site para consulta de documentos a nível mundo. Quais são os passaportes, por exemplo, da Bolívia. Pois em caso de dúvidas, eles poderão acessar na hora e ver se aquele documento é falso ou não”. 

O chefe de fiscalização de trânsito do Detran-MS, Ruben Ajala, explicou que a autarquia atua em todas as rodovias estaduais e vias urbanas dos 79 municípios, inclusive os que estão na linha de fronteira. 

“Essa capacitação é muito importante para aprimorar o nosso trabalho, para que a gente case as informações do imigrante da Polícia Federal com a Legislação de Trânsito e possamos trazer mais segurança ao nosso trânsito. Mato Grosso do Sul tem a peculiaridade das linhas de fronteira, e o estrangeiro que vem ao nosso País para fins turísticos ou questões econômicas passa por um controle fiscalizatório de trânsito. E essas informações elas se interligam entre a PF, que controla a imigração, e a Receita Federal que controla a questão dos veículos”. 

Além dos agentes de trânsito do Detran da Capital, participaram do curso agentes de trânsito da unidade operacional de Dourados, Polícia Militar Rodoviária (PMRMS), Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande e Guarda Municipal de Dourados.  

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe