Notícias 30 de junho de 2017

Detranzinho recebe escola de Batayporã

Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (30.6) a cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, localizada no Detran-Sede, recebeu 55 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira da Silva, do município de Batayporã.

A minicidade tem o objetivo de promover a conscientização e a prática de atitudes corretas no trânsito, o aprendizado e a vivência das regras de circulação, embarque e desembarque de veículos particulares e coletivos, utilização do cinto de segurança, travessia na faixa de pedestre, cidadania dentre outras atividades.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) acredita que as atividades educativas alusivas ao trânsito, auxiliam a criança na compreensão das situações vivenciadas no dia a dia, formando assim um futuro motorista mais preparado e consciente, sabendo que suas atitudes fazem toda a diferença na construção de um trânsito mais seguro.

De acordo com a diretora da escola Sônia Nantes de Lima, hoje foi um dia de um aprendizado diferente para os alunos. “Nós sempre trabalhamos o trânsito na nossa escola, na nossa cidade uma grande parte da população utiliza a bicicleta como meio de transporte, e acabam não respeitando as regras de trânsito. Nossas crianças são ciclistas ou pedestres, aprender na prática proporciona um resultado diferente”, afirma.

Infelizmente, muitos motoristas e pedestres não seguem as leis, o que provoca a ocorrência de vários acidentes de trânsito, por isso vale ressaltar que educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação para as crianças, mas também, contribui para formar cidadão responsáveis e comprometidos com a preservação da vida.

“É muito importante trabalharmos o trânsito na nossa rede de ensino, porque os números de acidentes são muito alarmantes, embora a gente morre em uma cidade pequena, as regras são as mesmas. E tudo que é vivenciado na prática tem mais possibilidade de ser assimilado”, ressalta a secretária de Educação e Cultura do município Claudia Ibrahim.

Detranzinho

A Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho foi instituída em setembro de 1998, tendo o início das atividades e atendimento em 27 de maio de 1999. O Projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do Programa de Educação e Ensino para o Trânsito do Detran-MS, motivando as escolas por meio dos professores e estudantes a participarem, inclusive do Concurso, que orienta o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades sobre o tema trânsito, segurança e prevenção de acidentes com pedestres, ciclistas, passageiros, meio ambiente, travessia segura, dispositivos de retenção, regras de circulação, visando integrá-los no contexto trânsito.

Para mais informações a escola pode enviar e-mail para: detranzinho@detran.ms.gov.br ou ligar no telefone: (67) 3368-0199.

_mg_2029img_2008img_2056img_2081

 


Compartilhe