Destaque Notícias 30 de novembro de 2022

Diretora e coordenadora pedagógica do CEI Detran recebem prêmio internacional da Omep e grupo Arcor

Duas pedagogas do Centro Educacional Infantil Claudete de Oliveira da Vera Cruz - o CEI Detran-MS, foram internacionalmente premiadas em ação conjunta da Omep (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar) América Latina e Instituto Arcor Brasil no último dia 26. A diretora pedagógica Ordália Alves de Almeida e a coordenadora pedagógica, Ananda Anizelli receberam a menção honrosa no prêmio Meu Pátio é o Mundo, na categoria Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Primeira Infância, com o projeto ‘Encontro de crianças com a estética das linguagens: a poética da infância”.

O artigo apresentado e assinado em parceria, traz a experiência vivida com crianças de seis meses a seis anos de idade a partir de estudos e viagens de aprofundamento em países que desenvolvem as abordagens da Sociologia da Infância, Emmi Pikler e Reggio Emilia e que primam pela garantia de desenvolvimento pleno das crianças.

O trabalho foi estruturado a partir de um convênio que surgiu do interesse do Departamento de Trânsito em conjunto com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para que as crianças possam vivenciar experiências educativas pautadas no “respeito ao desenvolvimento harmônico”.

“Reconhecer boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai”. Esse é o objetivo do prêmio que enseja ainda ajudar, por meio da EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável), pessoas a desenvolver atitudes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam tomar as decisões necessárias para criar um futuro sustentável.

De acordo com a diretora pedagógica, foram avaliados artigos descritivos e analíticos sobre experiências baseadas nos pilares do desenvolvimento sustentável ambiental, social, econômico e cultural.

“Inscrevemos o CEI Detran-MS, buscando evidenciar como foi estruturado e como está sendo desenvolvido o seu Projeto Pedagógico, trazendo os referenciais da Sociologia da Infância e das abordagens de Emmi Pikler e Reggio Emília, como base para o reconhecimento das crianças como sujeitos sociais de direitos e protagonistas do seu processo educativo”, explicou a professora Ordália.

Segundo ela, foram inscritos 53 projetos, dos quais 10 foram selecionados para a escrita de artigos sobre as experiências vividas. “Dentre os 10 selecionados, estava o do nosso CEI”, salientou. De acordo com ela, para participar, um artigo

CEI Detran, receberá uma menção honrosa e integrará livros com todos os artigos premiados nos países participantes. (Foto: Bruno Rezende)

foi elaborado pelas duas professoras, ressaltando a dinâmica empreendida para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do CEI Detran/MS, com a criação de contextos potentes, que valorizam as crianças como seres ativos e, ao mesmo tempo, com a criação de práticas sustentáveis, pautadas em escutas ativas das crianças, ambientes saudáveis e de valorização das suas culturas, de brinquedos não estruturados e práticas docentes que levem as crianças a valorizarem os seus pares e o ambiente em que vivem.
Outro aspecto importante, que constou no artigo, foi a dinâmica empreendida no âmbito dos diversos ateliês, Crianças, Cidade e Trânsito, Arte, Criatividade e Magia, Corpo e Movimento, Sons, Música e Ludicidade, Leitura e Contação de Histórias e Educação Financeira.

Da Premiação

Os 10 artigos, após uma tutoria, foram encaminhados para avaliação da comissão e da Omep América Latina, que escolheram os dois vencedores em cada país. Dois artigos foram premiados. “O primeiro receberá um valor e o segundo, que é o caso do CEI Detran, receberá uma menção honrosa, além disso, integrará livros com todos os artigos premiados nos países participantes, numa versão em espanhol e em português”, explicou a diretora.

“Para nós do CEI Detran esse reconhecimento internacional pelo trabalho que estamos realizando é motivo de muita alegria. Especialmente, porque estamos a pouco mais de 6 meses em plena atividade, mas nossas ações são sempre pensadas para criar contextos de vida e aprendizagens significativas às crianças e são permeadas de respeito à infância, reciprocidade, ética e estética”, concluiu.

Vivianne Nunes


Compartilhe