Notícias 16 de julho de 2021

Educadores ressaltam a importância do Detranzinho Play durante a pandemia

Lançado há apenas três meses, o Detranzinho Play tem sido uma importante ferramenta nas aulas ministradas de forma online durante a pandemia. Com mais de 1,2 mil visualizações no YouTube, os vídeos ensinam o trânsito de forma didática e lúdica, aumentando a adesão e reflexão das crianças durante as aulas.

O projeto surgiu da necessidade de dar continuidade a educação de trânsito nas escolas, mesmo com as atividades presenciais suspensas.

A professora Susana Pileggi Soken da Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins, conta que já acompanhava as crianças nas atividades presenciais desenvolvidas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

“Sempre pude constatar os efeitos positivos desse trabalho, muito bem assimilados pelos alunos, que entendem o conceito e passam para os pais e familiares e o Detranzinho Play veio dar continuidade a esse trabalho. Os alunos amaram os vídeos que sempre geram muito diálogo entre eles”.

Desenvolvidos a partir de pesquisas dos gestores de educação de trânsito do Detran, os vídeos são educativos e servem como material de apoio para educação de trânsito nas escolas do Estado.

“Desenvolvemos este projeto com todo cuidado para ser uma ferramenta realmente útil aos professores, que tem a educação para o trânsito já prevista no currículo, como um dos temas contemporâneos transversais. Este retorno positivo nos incentiva a prosseguir neste caminho, tendo a escola como grande parceira na educação das crianças para o ir e vir seguro”, descreve a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho.

A coordenadora Cristiane de Freitas Cidrão, ressalta que o maior objetivo é conscientizar os alunos sobre as regras e deveres do trânsito. “Com o vídeo conseguimos uma fácil e maior compreensão dos alunos, porque hoje eles fazem parte como pedestres, ciclistas ou carona e já sabem o que devem usar para segurança deles e dos outros. Quando eles entendem, se tornam multiplicadores levando para a família o que aprendeu”.

O projeto disponibiliza vídeos curtos, voltados para crianças de seis a 12 anos, usando diversas linguagens audiovisuais, acompanhados de plano de aula e atividades de apoio.

A diretora do colégio, Kely Fabricia Pereira Nogueira, conclui que o retorno dos alunos é tão positivo, que os vídeos continuarão sendo passados de forma presencial, nas salas de aula. “O material é riquíssimo, nos traz muitas possibilidades de ensino e tem trazido muitas reflexões sobre como ser melhor para as crianças”.

Os vídeos estão disponíveis na playlist “Detranzinho Play”, do canal oficial do Detran-MS no Youtube, que recebe uma nova produção a cada semana. Até agora são 11 vídeos, com total de 4725 visualizações.

Para acessar, basta clicar aqui.

Bruna Pasche